segunda-feira, 8 de abril de 2013

Hombridade: Substantivo Extinto






Foi hoje, por volta de 18 hs...


Fui vítima de agressão e conduzido à delegacia por desacato a um GM descaracterizado que interveio a favor do agressor...


Pois é... 


Acabo de sair de uma delegacia e após me dirigi para o IML para corpo de delito para comprovar que fui agredido por um atarracado chileno de cerca de 30 anos idade com a ponta do seu guarda chuvas...


Deixa eu contar melhor...


Um sujeito mal vestido e com cabelo desgrenhado e cumprido até abaixo  dos ombros me fez sinal na Rua da Glória...


Sentou-se no banco traseiro e acomodou sua mochila e um guarda chuvas acima, se espreguiçou sem falar nada e...


Demorou a dizer o percurso mandando eu entrar na Rua Benjamim Constant em direção a Rua Monte Alegre...


- Primeiro na Monte Alegre, depois vamos adiante,  eu indico o caminho.


Como me pareceu percurso a caminho do Morro da Coroa, avisei que não faria a corrida...


Me avisou que eu estava cometendo um crime já que táxi é serviço público e tal...


Ok, só que não me sinto seguro em entrar em comunidade após escurecer e pedi que apanhasse outro táxi...


Curioso, que tentou pegar meu táxi logo na frente de um ponto com inúmeros táxis posicionados que devem igualmente ter rejeitado a corrida e preferiu me intimidar...


Esbravejou diversas palavras em castelhano e antes de sair  do carro tentou furar meu braço com a ponta de metal de seu guarda chuvas...


Saí do carro, contornando em sua direção pronto para lhe dar uma porrada no meio dos cornos do babaca...


Ele ficou no meio da rua gritando  'polícia, polícia' ainda me apontando a porcaria do guarda chuvas e eu partindo sua direção...


Parou uma multidão para assistir...


De dentro da portaria de um prédio saiu um sujeito bradando:


- Aqui na minha área ninguém briga!


Acreditei se tratar de algum segurança informal miliciano...


Ele veio na minha direção atendendo o apelo do covarde do guarda chuvas que ficou atrás dele...


Fiquei transtornado por ser confundido de vítima à agressor em poucos segundos por dedução de alguém que atendeu o apelo de um imbecil que tentou descaracterizar a cena...


Em nenhum momento ele questionou a razão de um motorista de táxi de 57 anos de idade partir pra cima de um passageiro de 30 a menos que tenha alguma motivação robusta...


Mostrei a marca na camisa do guarda chuvas que o chileno me espetou mas mesmo assim alguma compulsão inexplicável do sujeito  GM fora de serviço, que até então me parecia segurança de portaria, tentou ignorar...


Virou bate boca...


Chamei o 'segurança' de vários palavrões, disse que ele era um merda, babaca e mandei ele se ferrar, não exatamente nestes termos educados tanto quanto o calor da discussão permite...


Chegaram dois PMs e o bate boca continuou...


O sujeito que eu achava 'segurança informal' se identificou como Guarda Municipal que estaria naquela portaria conversando com amigos e viu a confusão que resolveu achar que eu seria o agressor pelo simples fato de ser taxista...


Engraçado, como taxista virou o vilão da vez e nem interessa mais qual versão dos fatos...


Qualquer desavença, na ótica deste GM fora de serviço, é sempre o taxista o culpado como nos contos da Agatha Christie,  o mordomo... 


Fomos conduzidos à delegacia pelos PMs...


Chegando lá...


O chileno na delegacia, contou algo tão pueril  na frente de todos sobre o incidente se fazendo de vítima que eu intervi:


- Acho que chegou a hora de todos assumirmos papel de homem e contar a verdade; não é plausível que eu parta pra cima de você sem nenhuma razão a menos que você tenha vergonha na cara de falar a verdade, seu otário...


O GM sem uniforme contou que eu lhe chamei de 'merda' e mandei ele pra vários lugares...


Olhando direto na cara dele confirmei  tudo e ele abaixou o olhar...


- Correto, foi isto mesmo, chamei você de um bosta mesmo por  defender quem me agrediu... Antes de você se identificar xinguei mesmo... O que eu faço eu assumo!


Depois olhando de frente para o chileno pedi que ele confirmasse que tentou me furar com o guarda chuvas e ele negou me mirando...


Escutar um sem vergonha mentindo na sua cara é demais...


Disse com todas palavras que se ele não estivesse numa delegacia eu lhe daria uma porrada no meio da cara...


Foi feito registro somente do desacato meu contra o GM a paisano...

Mostrei as duas marcas no meu braço e me enviaram a exame de corpo de delito no IML da Rua Francisco Bicalho que constatou minha narrativa...


Só não foi perfurado porque tenho musculatura dura na extensão do braço inteiro...

Ficaram somente as duas marcas e dolorido exatamente nos pontos atingidos...


Engraçado como ninguém mais tem hombridade de falar a verdade...


A nova lógica social da atualidade nos tornou uma corja desprezível de seres menores que contam suas piores convenientes versões mentirosas sem assumirem seus atos...


Fiquei olhando aquilo tudo cada vez mais descrente que falar a verdade vale algo...


Acho que dentro em breve a verdade será abolida definitivamente de nossos cotidianos...


Acredito que falta de  vergonha na cara e falso testemunho se tornaram quase padrão...



Eu jamais me sentiria confortável afirmando que não falei as ofensas; não seria correto, contraria todos meus princípios...

Um senhor idoso que estava na DP com uma jovem para fazer algum registro me disse baixinho que fazia tempo que não assistia algo parecido que não em seus tempos de alguém não se esquivando da realidade em causa própria...


Paciência...


Vou continuar sempre falando a verdade...


Em certo momento na delegacia, quando sai para comprar uma água, o GM sem uniforme  ficou se vangloriando com o chileno afirmando que só não me algemou porque não possuía a peça...


Quando percebeu que retornei mudou de assunto e ficou constrangido com sua bravata lorota...


Daí duvido, mesmo...


Nem mesmo vários iguais a ele conseguiriam...


Ser agredido, constrangido e algemado: possibilidade zero...


No dia em que fizer uma grande lambança eu mesmo ofereço os punhos...


Vergonha na cara não tem preço... 






Jorge Schweitzer





2 comentários:

  1. Meu pai , que é teu fã, que o diga.
    "Esse é sujeito homem" lembra, amigo?

    ResponderExcluir
  2. O caráter de um homem é provado em momentos como o narrado.
    Podemos ver verdadeiramente quem é o amigo que apoiamos por aqui!
    Continue assim amigo!
    Nossa melhor defesa é a verdade!

    ResponderExcluir