quinta-feira, 4 de abril de 2013

Desembargador Arthur Del Guércio Filho, 57 anos, é afastado do TJ-SP por suspeita de pedir dinheiro a advogados









PF pede investigação sobre juiz suspeito de pedir dinheiro a advogados 


FERNANDA ODILLA 
DE BRASÍLIA 

A Polícia Federal pediu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) a abertura de investigação sobre o desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) suspeito de pedir dinheiro a advogados. 

O requerimento ocorreu após o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) determinar que a PF apurasse o caso. 

As suspeitas provocaram o afastamento do desembargador Arthur Del Guércio Filho, 57. 

Segundo o ministério, o pedido para que a PF investigasse o caso foi feito pelo próprio presidente do TJ-SP, Ivan Sartori. 

A ordem do ministro foi dada nesta quinta-feira (4), depois que o Tribunal de Justiça de São Paulo, pela primeira vez em sua história, afastou um desembargador por um caso como este. 

A decisão, unânime, foi tomada pelo Órgão Especial do tribunal nesta quarta-feira (3). 

Del Guércio nega as acusações e diz que as afirmações feitas na investigação contra ele são levianas. 

Com 30 anos de carreira na magistratura, Del Guércio foi promovido a desembargador em 2005 e atuava na 15ª Câmara de Direito Público do tribunal. 

Seu afastamento tem caráter provisório. Além do procedimento pedido pela PF, Del Guércio é alvo de processo administrativo do Órgão Especial do TJ. 

Investigação interna do tribunal indicou que o desembargador procurava advogados e seus clientes dizendo ter problemas financeiros e pedia de R$ 20 mil a R$ 35 mil. 

Testemunhas confirmaram os pedidos do desembargador. 

Denúncia feita em 18 de março pelo advogado Nagashi Furukawa, juiz aposentado e ex-secretário da Administração Penitenciária de São Paulo deu início à investigação. 

Del Guércio ainda não foi ouvido durante as investigações e agora, durante o processo administrativo, ele terá prazo para apresentar sua defesa contra as acusações. 

OUTRO LADO 

O desembargador Arthur Del Guércio Filho negou ter pedido dinheiro a advogados e partes em processos e afirmou que ainda não foi ouvido na investigação do Tribunal de Justiça. 

"Fiquei muito surpreso com isso. Sou juiz há 30 anos, desembargador desde 2005 e sempre primei por ouvir a parte contrária. Esse foi um procedimento sumário, já que a denúncia foi feita em 18 de março. Já há decisão do Órgão Especial sem que eu tenha sido ouvido", afirmou o magistrado. 

Segundo Del Guércio, as afirmações feitas na investigação contra ele são levianas. 

"Eu não decido as causas sozinho. Eu não posso vender uma coisa que não me pertence", disse o desembargador, referindo-se ao fato de atuar em um órgão colegiado do Tribunal de Justiça, a 15ª Câmara de Direito Público. 

Del Guércio disse que não chegou a solicitar qualquer tipo de ajuda financeira a escritórios de advocacia, defensores ou partes nas causas. 

"Jamais faria uma coisa dessas, exatamente para evitar esse tipo de situação", afirmou Del Guércio. 




PS: Na boa, não sejamos hipócritas, todos sabemos de pelos um caso de desvio de conduta de agentes do judiciário só que nenhum de nós tem coragem de divulgar sob riscos de termos nossa vidas arrasadas pela força do martelo conveniente... Todos sabemos de conchavos que cambeiam  soltos pelos corredores dos fóruns que se alguém se atrever divulgar  não conseguirá provar pela suja reengenharia subterrânea associada do corporativismo que irá nos enfiar na cadeia por qualquer sinal que ultrapassado em qualquer trânsito... Para este desembargador ser enquadrado deve ter contrariado tão profundamente a máquina pública que foi inevitável afastá-lo... Para se realizar uma limpeza purificadora de todo Judiciário há de  acontecer uma grande união da mídia com a sociedade... Só que a mídia só propaga o que lhe interessa e a sociedade somente se reúne em multidão para bloco de carnaval... Quando denunciei por aqui que uma mala inteira de dinheiro do advogado de defesa do serventuário do TJ-RJ, André Rodrigues Marins (assassino da menina Joanna Marcenal, 5 anos de idade) desapareceu um dia antes dele ser solto de Bangu 8, após passar cinco meses preso,  recebi recado que estaria 'mexendo em vespeiro' ao invés do MP checar a ocorrência que os próprios Marins afirmavam registro na delegacia do Recreio do Bandeirantes... Enviei a notícia para vários jornais, rádios e TVs e ninguém teve coragem de averiguar...  Todos calaram... No dia seguinte um promotor padrinho do assassino da menina Joanna entrou com processo solicitando minha censura prévia... Assim caminha nossa realidade tupiniquim...   JS






3 comentários:

  1. Pegaram o cara pra Cristo. Não vão poder pesquisar muito nos tribunais, porque vai desabar o judiciário inteiro.

    Grandes escritórios de advocacia, em especial em SP, contratam parentes, amigos de desembargadores e juízes para uma finalidade: não entregar dinheiro diretamente, mas contribuir indiretamente.

    Pode ver: qdo um Kakay ou Tomás Bastos da vida distribui uma cautelar, em horas ele já obtém o que queria. Técnica? Pouco provável. Trata-se também de influência.

    Agora, qual a diferença entre pagar em dinheiro ou favorecer (por meios indiretos) por uma decisão?

    Ex-juízes deveriam ser proibidos de advogar. Vai advogar contra um cliente defendido por ex-juiz. Você vai levar pau.

    Sem defender ninguém, mas, na verdade, esse desembargador apenas escandalizou o que muitos (não todos), fazem discretamente.

    Cá entre nós, se apertarem muito o cara, ele pode apontar a metralhadora para todos os colegas. Aí vão ver que os tribunais se tornam castelos de areia. A solução acaba sendo, pega leve e aposenta o cara.

    O que aconteceu com a boca do Marcos Valério? Ele ia falar um monte, mas deram motivos pra não dizer nada.

    É hipocrisia querer acabar com corrupção apontando dedos pra uma só pessoa.

    Aliás, são aqueles que primeiro apontam que, por maioria das vezes, tem culpa em outros cartórios. É o fato de uma pessoa que repudiou em redes sociais a conduta do desembargador. Só que uma dezena de pessoas sabe que ela trabalha em gabinete de vereador e repassa 60% do salário pra ele. Pois então, quem é ela pra apontar o dedo?

    Em relação à perseguição ao criador deste blog, fica a lamentação. Isso não poderia acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmenteexistem situações como essa. Mas sinceramente acredito que não pode haver exceção e o contraditorio eampla defesa deve ser concluido, ademais, naõ podemos generalizar, esse fatonão e regra, e não podemos desmoralizar o Judiciario que é composto por homense mulheres de reputação cristalina e comprometidos com a Justiça.

    ResponderExcluir
  3. Coitadinho, dizia que tava cheio de dívidas. Mais também gastou 1 milhão de reais para reformar a casa de lazer dele na cidade de Itápolis.....

    quem quiser ver...

    http://maps.google.com/maps?q=Avenida+Prudente+Morais,+1101,+It%C3%A1polis&hl=en&ie=UTF8&ll=-21.598295,-48.816311&spn=0.005487,0.006899&sll=-21.597698,-48.816954&layer=c&cbp=13,173.95,,0,8.67&cbll=-21.597683,-48.816943&hnear=Av.+Prudente+de+Moraes,+1101+-+It%C3%A1polis+-+S%C3%A3o+Paulo,+14900-000,+Brazil&t=m&z=17&panoid=pJ6ggVvKBala8pAXQAS7CA

    ResponderExcluir