terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Oscar Pistorius conta sua versão na audiência de tribunal de Pretória e continua preso





 Veja

O velocista sul-africano Oscar Pistorius deu sua versão sobre a morte da namorada, Reeva Steenkamp, em audiência realizada na manhã desta terça-feira, em Pretória - e, apesar de garantir que era "profundamente apaixonado" pela modelo e que não teve a intenção de matá-la, o astro paralímpico não conseguiu ser solto sob fiança, como pretendia. 

Seu pedido de liberdade até a realização do julgamento ainda não foi descartado: na quarta, a audiência será retomada, e Pistorius ainda pode ser beneficiado. 

Depois das acusações ouvidas nesta terça, porém, a chance de que ele deixe a prisão parece muito pequena - o promotor Gerrie Nel acusou formalmente o atleta de "disparar e matar" de forma premeditada "uma mulher inocente e desarmada". 

Segundo a promotoria, Pistorius sabia que estava atirando na namorada, que estava agachada atrás da porta do banheiro da casa de luxo do corredor. 

O atleta insiste que foi um acidente, que jamais pensou em ferir Reeva e que viveu momentos de "horror" quando percebeu o que havia ocorrido. 

Pistorius, que chorou várias vezes durante a audiência, disse que deu quatro tiros através da porta do banheiro achando que um invasor tinha pulado a janela. 

Ele garante que achava que Reeva estava dormindo. 

Ele teria saído da cama - sem as próteses que costuma usar para se locomover - para fechar a porta da sacada e pegar um ventilador. 

Ouviu um barulho e pensou que a casa estava sendo roubada - disse inclusive que gritou para Reeva chamar a polícia. 

"O quarto estava totalmente escuro. Estava sem minhas próteses e me senti muito vulnerável", explicou ele em um depoimento juramentado lido por sua defesa. 

Quando percebeu que Reeva não estava na cama, Pistorius disse ter sentido "horror e medo". 

Foi só neste momento que ele conseguiu colocar as próteses, quebrar a porta do banheiro com um taco de críquete e levado o corpo da namorada para o andar inferior da residência, localizada num condomínio fechado e protegida por um muro de pedra e grades elétricas. 

Oscar Pistorius conta que Reeva morreu em seus braços, enquanto ele aguardava a chegada de uma ambulância. 

O velocista biamputado argumentou ainda que guardava uma pistola 9 milímetros sob a cama porque tinha recebido ameaças de morte. 

A promotoria também apresentou sua versão, baseada na investigação feita pela polícia desde o dia do crime, na quinta passada. 

Segundo o relatório lido pelo promotor, há indícios de que o corredor colocou suas próteses para perseguir a namorada e disparou quatro vezes através da porta do banheiro, onde Reeva teria se escondido após uma discussão. 

Três tiros atingiram a modelo. 

A polícia sustenta a suspeita de que o corredor tinha intenção de matar a namorada com base em diversos indícios - entre eles, relatos de que houve uma discussão na casa antes do crime. 

Na versão da promotoria, o taco de críquete teria sido usado no crime, já que haveria marcas de sangue no objeto. 

O possível uso de esteroides pelo atleta também vem sendo investigado - a substância pode provocar acessos de fúria. 

O advogado do atleta, Barry Roux, declarou que a promotoria não apresentou "nenhuma prova de que o crime foi premeditado". 

Para reforçar sua defesa, ele levou ao tribunal testemunhos de pessoas próximas a Pistorius. 

Amigos do corredor contaram que ele e Reeva tinham um relacionamento feliz e sem brigas. 

Uma amiga da modelo disse que Reeva gostava muito do atleta e contava que Pistorius a tratava "como ouro". 

A modelo teria confidenciado a ela que aceitaria se casar com Pistorius caso ele pedisse. 

Ao mesmo tempo em que a audiência era realizada em Pretória, parentes e amigos de Reeva estavam reunidos no funeral da modelo, em Port Elizabeth. 

O corpo foi cremado numa cerimônia fechada. Pessoas ligadas à família pediram uma punição severa a Pistorius. 

"Ele é um perigo para as outras pessoas. Ele será um perigo até para as testemunhas e precisa ficar na cadeia. Ele já mostrou como é perigoso", disse Gavin Venter, um ex-funcionário do pai de Reeva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário