quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Corpo em Convulsão...

.




.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

ESPASMOS LEVES ESTREMECEM O CORPO PARA LOGO APÓS TRANSFORMAREM-SE EM VIOLENTA E IMPRESSIONANTE CONVULSÃO...

Pressiono seus joelhos em direção ao colchão, enquanto o médico e dois paramédicos têm dificuldades em segurar o resto do corpo que se debate derrubando o soro e o aparelho afixado na ponta de um de seus dedos da mão…

Nunca tinha presenciado uma cena daquelas que não em filmes…

O menino espuma e vomita…

O médico acomoda-o de lado para não se afogar…

Não dá tempo de lembrar o quanto fico nauseado com vômitos alheios…

A avó dele fica ao lado observando nervosa rezando...

Peço para que ela vá à sala, pois certamente ele já ficará legal logo; garanto convicto...

Uma convulsão, mais forte, nos pega desprevinidos derrubando a mala de medicamentos aberta sobre a cama de casal…

O médico administra no soro duas doses de não sei o quê…

Torço para que a numeração do aparelho colocado em seu dedo abaixe dos oscilantes 65 marcados…

- Pô, não diminui…

- Tem é que chegar aos 90, pelo menos…
Inverto minha equivocada torcida e procuro aumentar com o poder de minha inexistente força mental…

Num aparelho parecido com celular azul antigo da Claro uma lâmina com sangue marca 35…

- Tá vendo; não é hiper, é hipo… A avó falou que ele parou com o Gardenal também..

O diagnóstico é tão esclarecedor para mim quanto diferenciar dromedário de camêlo…


Novas doses de poções alquimistas…

Ele acalma…

Os paramédicos descem para posicionarem a ambulância na entrada da garagem do prédio...

O médico continua com a ponta do dedo na jugular medindo:

- Ajuda Marcelo, tava na gandaia ontem né?

Dá beliscões fortes abaixo de seu mamilo e tapas no rosto…

Em um momento empurra o dedo abaixo do queixo enquanto abre seus dentes cerrados…

Por um breve instante fico a observar aquele moço de branco com admiração... Eu nunca poderia ter a grandeza e o desprendimento de um médico…

Temo que retorne outra convulsão que me apavore…

O aparelho marca 85…

A maca chega na sala…

Colocam um tubo que vai até sua garganta e a máscara de oxigênio encima...

93…

Seu corpo reage; começa a dar sinais de desconforto…

A ambulância sai barulhenta da Constante Ramos em direção ao CTI do Prontocor da Conde Bonfim, único local disponível de CTI…

Estou liberado…


Um amigo me liga no celular pedindo para ajudar seu sobrinho que está passando mal na casa de sua mãe e ele fora do Rio de Janeiro…

Ao chegar constato que ele está desacordado…

Coloco sua bermuda, e o levanto sobre minhas costas para carregá-lo até o taxi no térreo…

Desisto pois ele, apesar de adolescente, tem mais que minha altura e pelo menos oitenta quilos com físico de praticante de halterofilismo...

Ligo para a Amil que me dá previsão de 40 minutos…

Suplico, pois o menino está prestes a entrar em coma…

A atendente procura ajudar e consegue atendimento para 15 minutos; chegam em 10…




E eu que havia prometido para meu filho - antes de sair de casa - não meter-me em nenhuma confusão nesta Segunda-Feira 06 de fevereiro de 2006...



Jorge Schweitzer






PS: Ainda pouco recebi a notícia que Marcelo morreu enquanto dormia... Deixou a noiva, que iria casar-se mês que vem, grávida...







Nenhum comentário:

Postar um comentário