quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sérgio Côrtes usa helicóptero destinado a transportar órgãos para transplantes






Guilherme Amado e Rafael Soares 

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, usa como meio de transporte o helicóptero destinado a transportar órgãos para transplante. 

A aeronave foi comprada em 2012 por R$ 8 milhões. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo máximo para que a cirurgia de transplante seja feita após a retirada do órgão varia de acordo com cada tecido. 

A cirurgia de coração, por exemplo, é a mais urgente e deve ser feita de 4 a 6 horas - daí a necessidade de agilidade na retirada do órgão e seu transporte em pouco tempo. 

A secretaria garante que Côrtes usa a aeronave sem periodicidade fixa, apenas em compromissos oficiais e viagens para municípios do estado “que exijam deslocamentos em curto período de tempo, impossibilitando serem cumpridos por via terrestre”. 

Nos últimos meses, Côrtes teria usado o helicóptero “três vezes por mês”. 

Ontem, o governador Sérgio Cabral decidiu passar para o Corpo de Bombeiros o mais antigo de seus sete helicópteros, doado para o governo pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) em 1994. 

A aeronave vai passar por uma readaptação.


PS: Como o Sérgio Côrtes não é nenhuma Mãe Dinah, impossível ele prever se quando utilizar a aeronave não ocorrerá necessidade urgente de transporte de doador para salvar a vida de um receptor... Se alguém pode rastrear horários e dias que o cidadão secretário de saúde usou o helicóptero que não lhe pertence poderemos chegar a acusação de homicídio premeditado caso alguém tenha falecido neste período... Engraçado, que o Côrtes não utiliza ambulância do Samu ao invés de seu carro... Sérgio Côrtes foi um dos maiores blefes políticos atuais que se vendia como um herói ameaçado e que salva velhinha em incêndio e guardanapos do restaurante de Paris na sua careca lisa o elevaram a condição de todos felpudos rastejantes que jurava que perseguiria em nome da sociedade... Sérgio Côrtes é mais um flagrado na privada contrariando seu idiota discurso público... JS




Nenhum comentário:

Postar um comentário