quarta-feira, 17 de julho de 2013

Rede Social do Anonymous já tem 100 mil usuários




IDÊNTICA AO FACEBOOK, REDE SOCIAL DO ANONYMOUS JÁ TEM 100 MIL USUÁRIOS 

ANONYSOCIAL FOI LANÇADA EM ABRIL DESTE ANO PARA REUNIR ADEPTOS E APOIADORES DO GRUPO HACKER E ESCAPAR DAS CENSURAS DO FACEBOOK 

O Anonymous divulgou nesta quarta-feira (17/07) números sobre a AnonySocial, uma rede social lançada no final de abril deste ano para reunir adeptos e simpatizantes do grupo hacker. 

De lá para cá, a plataforma já contabiliza 100 mil usuários ativos - segundo os ativistas, são cerca de 1,2 mil novos perfis por dia. 

Mas quais são os motivos do grupo para desenvolver uma rede social? 

O primeiro objetivo é criar um mecanismo mais fácil de acesso ao Anonymous para quem quer entrar para a comunidade e participar das tarefas do dia a dia. Depois, escapar das censuras do Facebook e se tornar uma plataforma eficiente para a organização de protestos e manifestações. 

"O Facebook tem um filtro de alcance nas páginas. Quando divulgamos uma manifestação, somente 10% dos usuários que segue a página recebe o conteúdo, e isso não vai acontecer na AnonySocial", disse um membro do grupo AnonBRNews em entrevista a Época NEGÓCIOS. 

O layout da plataforma é idêntico ao do Facebook, com a única diferença de ser cinza e preto em vez de azul. 

"Feed de notícias, murais, compartilhamentos, likes e deslikes. Todos os principais conceitos e funcionalidades estão presentes". 

A semelhança é proposital. 

"Lembra o Facebook para que seus novos integrantes não percam muito tempo familiarizando-se com a nova rede social", diz o porta-voz. 

Ele afirma ainda que o grupo não teme um processo por plágio vindo de Mark Zuckerberg. 

"Acreditamos que o Mark não vai nos processar, mas caso seja necessário, podemos trocar o layout facilmente". 

Apesar da aparência idêntica, a nova plataforma não segue as regras do Facebook. 

No Anony, como é de se esperar, é possível se inscrever usando apenas um apelido e não é exigido ou mesmo esperado que a sua foto de perfil seja, de fato, um retrato seu. 

"Perfis anônimos se misturam harmoniosamente com perfis 'reais'. Todos são bem vindos. O importante aqui não é estabelecer uma imagem ou destacar-se, mas sim nos juntarmos à luta pelas ideias e ideais que nos unem". 

As explicações sobre essa definição vêm em tom de crítica à criação de Zuckerberg. 

O representante diz que, na visão do Anonymous, o Facebook se tornou apenas uma extensão da vida pessoal de seus usuários. 

"Há um cerco ao utilizar as ferramentas da rede, temos dificuldade ao adicionar alguém que não conhecemos, não podemos utilizar um apelido. Estas regras ajudam criar uma extensão da vida fora da internet, porém censura quem quer utilizar a rede apenas para conhecer novas pessoas", diz. 

Em três meses, os usuários do Anony já compartilharam 6 mil fotos, em cerca de 3 mil páginas. 

Além disso, 800 eventos foram organizados nesse período. 

"Em menos de um ano, [a rede social] tornou-se ponto de encontro definitivo de seus simpatizantes".






Nenhum comentário:

Postar um comentário