sexta-feira, 19 de julho de 2013

O que abre e fecha na semana da JMJ no Rio de Janeiro








Andréa Machado 


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai alterar o funcionamento de alguns serviços na capital. 

Conforme decretos da Prefeitura do Rio e do governo estadual, na terça-feira, dia 23, não haverá expediente a partir das 16h. No quinta-(25) e na sexta-feira (26) será feriado. 

E na segunda-feira, dia 29, os serviços voltarão à normalidade após o meio-dia. 

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as agências ficarão fechadas na quinta-feira e na sexta-feira, e na segunda-feira, 29, o funcionamento será a partir do meio-dia. 

Contas de água, energia e telefone e carnês vencidos nos dias 25 e 26 poderão ser pagos no dia 29, sem juros e multas. 

Órgãos do governo federal — como postos do INSS e do Ministério do Trabalho e agências dos Correios — ainda dependem de um posicionamento do Ministério do Planejamento para saber se vão abrir normalmente ou não. 

A informação deverá ser divulgada nesta sexta-feira ou na segunda-feira. 

Conforme determinado pela prefeitura, comércio de rua, shoppings, restaurantes, bares e pontos turísticos vão funcionar em seu horário habitual durante a JMJ. 

RIO POUPA TEMPO - As unidades do Cantagalo, da Central do Brasil e da Zona Oeste funcionarão até as 16h, no dia 23 (terça-feira). No dia 24, o atendimento será normal. Nos dias 25 e 26, não haverá expediente. No dia 27 (sábado), o horário será normal (conforme o posto); e no dia 29 (segunda-feira), o atendimento começará após o meio-dia. Os postos de São Gonçalo e da Baixada Fluminense não terão seu funcionamento alterado. 

DETRAN-RJ - No dia 23, o expediente se encerrará ao meio-dia, mesmo horário em que o atendimento começará no dia 29. Nos dias 25 e 26, o Detran-RJ ficará fechado. O teleatendimento vai operar normalmente, assim como os pátios de carros apreendidos de Curicica e Campo Grande. A devolução de um veículo levado para um dos dois pátios somente será possível se o dono comparecer a um dos postos situados fora da capital, para dar entrada na documentação de liberação. Os números do Detran-RJ são (21) 3460-4040 e 3460-4042. 

SECRETARIA DE TRABALHO - Os postos do Sine, da Secretaria estadual de Trabalho, na capital não vão funcionar nos dias 25 e 26. Nas agências de emprego e renda de outros municípios fluminenses, o atendimento será normal. 

TRT-RJ - No dia 23, o atendimento no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) da capital será suspenso às 14h. Não haverá expediente nos dias 25 e 26. No dia 29, o expediente ao meio-dia. A distribuição de medidas urgentes será mantida pelo plantão judicial. 

LOJAS E SUPERMERCADOS - Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio (Sindilojas), o comércio de rua funcionará normalmente na capital. As lojas da Saara, no Centro, também vão abrir todos os dias, menos no domingo. Os supermercados Mundial, Walmart, Extra, Pão de Açúcar e Assaí vão abrir em seus horários normais. 

SHOPPINGS - Dos shoppings procurados, apenas o Santa Cruz terá um horário especial de funcionamento. Será no domingo, dia 28: a praça de alimentação abrirá às 11h e as lojas, às 15h. O fechamento será às 21h. Nos outros dias, abrirá normalmente. 

SEPLAG - A sede da Secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), a Central de Atendimento ao Servidor (Avenida Erasmo Braga 118, térreo, no Centro do Rio) e o Posto de Bangu (Rua Silva Cardoso 349) não vão funcionar nos dias 25 e 26 de julho. Nos dias 23 e 29, o atendimento nessas unidades será como previsto pelo governo estadual: até as 16h e a partir do meio-dia, respectivamente. 

CEDAE - Nas agências da Cedae, o expediente será normal. Durante todos os dias da Jornada, os clientes poderão regularizar a situação cadastral, pedir segunda via de contas de água e esgoto, fazer pedidos de ligação e esclarecer dúvidas sobre cobranças e tarifas de água e esgoto, entre outros serviços. 

PROCON - Duas vans do Procon Móvel farão atendimento nos dias 23, 25 e 28, das 13h às 23h, em Copacabana: na Praça do Lido e em frente ao Copacabana Palace. Nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont e na Rodoviária Novo Rio foram montados postos especiais de atendimento, que vão funcionar das 7h às 19h, até o dia 30.


PS: Parar uma semana inteira uma cidade em razão de culto personalista religioso vai na contramão dos anseios do restante da população que comunga outro credo ou nenhum... O papa Francisco poderia vir rezar uma missa rápida num único dia e sair batido  no seguinte para não atravancar a paisagem já afogada por justos protestos que param a cidade... JS




Um comentário:

  1. bancada evangélica , católicos, é a eterna guerra de religiões, o laicismo emperrado que não tem como avançar.

    depois ainda falam que tem liberdade de culto aqui. e as demais crenças sendo prensadas na parede.

    ResponderExcluir