domingo, 7 de julho de 2013

Fotos de Betty Faria, 72 anos: ‘’Querem que eu vá à praia de burca, que eu me esconda?’’








Juliana Coutinho 

Inconformada com os vários comentários maldosos sobre ela na internet depois de ter sido fotografada na praia usando biquíni, Betty Faria soltou o verbo à revista LOLA deste mês sobre o direito de nadar com a roupa de banho que tiver vontade. 

Na matéria, a atriz conta que no fatídico dia estava se recuperando de uma doença e que fez o passeio super feliz. Até ser avisada de que havia muitos comentários maldosos sobre o fato de, aos 72 anos, ela escolher um biquíni para o banho de mar. 

”Velha baranga, dissituada, sem espelho, e outras ofensas que, passada a raiva, me fizeram pensar na burca. Então querem que eu vá à praia de burca, que eu me esconda, que me envergonhe de ter envelhecido? E a minha liberdade? Depois de tantas restrições alimentares, remédios para tomar, exercícios a fazer, vícios a evitar, todos próprios da idade, ainda preciso andar de burca? E o prazer, a alegria, meu humor?”, disparou Betty. 

No texto, a artista ainda fala sobre a terceira idade, alerta para o fato de que todos vão envelhecer e ainda diz que essa história de ser a melhor idade é mentira. 

“Você enxerga mal, opera a catarata se puder, ouve menos, tem menos disposição e vigor (...) Ainda assim, esse terceiro ato da vida pode ser bem interessante.”


PS: Pois é... Possível que Betty Faria esteja providenciando uma mesma revolução equivalente a Leila Diniz ao aparecer de biquíni grávida na praia quando isto era considerado indecente... Qual problema de envelhecer e ainda preservar prazeres ótimos como tomar um bacana banho de mar sem culpas? Ser feio, feia, velho, velha impedem exercícios de felicidade? Na boa, o que é belo ou bela? Quais conceituações definem completamente padrões estéticos? A perseguição de esteriótipos padrões nem sempre se enquadra nos clichês idealizados ao  redesenhar em novas belas formas do tempo... Lógico, um pouco de nada de bom senso de limites deve ser preservado em nome da razão...  JS







3 comentários:

  1. Engraçado...as poucas vezes que vi o mar, vi uns velhotes de barriga pra lá de gde. ...... cheios de pelanca. e ninguem deu um pio.Normal. Agora uma mulher mais velha todos apontam o dedão. Como se mulher tivesse a obrigação de ser bela a vida inteira. SE eu fosse a Betty....mandava todo mundo tomar no moscovi.(achei esse nome legal pra o dito)

    ResponderExcluir
  2. Ela pode tudo. E o preconceito que se exploda.

    ResponderExcluir