segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Justiça determina prisão temporária de Cleber Salazar por fraudes em postos de combustíveis



Vinícius Sgarbe Do G1 PR

A Justiça do Paraná determinou, no começo da noite desta segunda-feira (9), a prisão temporária do empresário Cleber Onésio Alves Salazar, suspeito de comandar um esquema fraudulento em postos de combustíveis de Curitiba.

O pedido foi feito pelo Ministério Público (MP) do estado. Salazar usava controles remotos para armar e desarmar equipamentos que cobravam a mais do consumidor.

A defesa dele afirmou ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que haverá uma apresentação espontânea.



Salazar é investigado pelo MP e pela Delegacia do Consumidor, por participação nos crimes de formação de quadrilha, estelionato, corrupção ativa e passiva, sonegação fiscal e contra a ordem econômica e as relações de consumo.

O MP conseguiu também a quebra do sigilo telefônico e bancário e um mandado de busca e apreensão na empresa Power Bombas Manutenção e Instalação Ltda.


Em entrevista à RPC TV, ele disse que continua trabalhando e não tem nada para esconder.

"Minha vida é um livro aberto, tenho cadastro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Todo mês eu passo a relação de todos os postos que a gente faz a manutenção. Os técnicos estão preparados para trabalhar perante a lei", afirmou.


Porém, sem saber que estava sendo gravado, o empresário entregou todo funcionamento, dando até mesmo garantia de que esses equipamentos jamais seriam descobertos.

Basicamente, o custo para adulterar um “bico” (nome dado a cada saída de combustível de uma bomba) é de R$ 5 mil.


Na empresa de Salazar, durante o cumprimento do mandado, também nesta segunda, foram encontradas placas de computador.

A suspeita, ainda segundo a polícia, é que elas tenham sido usadas no esquema.

Lacres de bombas e papeis também foram apreendidos.

Durante a tarde, bombas da cidade foram fiscalizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).


O Governo do Paraná publicou nota oficial.

Ela diz que, além do Ipem, “as secretarias de Segurança Pública e Fazenda vão investigar a atuação de pessoas e empresas que agem contra os direitos do consumidor. (...) Haverá uma investigação sobre uma suposta participação de servidores públicos estaduais no esquema”.


PS: O grande impacto da notícia é que nesses próximos dias todos nós poderemos abastecer em qualquer posto de gasolina na certeza que nenhum dono pilantra terá coragem de colocar a engenhoca de manipular combustível a seu favor em funcionamento... DUVIDO que algum deles se atreva... Hoje estive conversando com um dono de posto sério, ali em Botafogo, que ficou tão preocupado que ligou para uma empresa particular de aferição e determinou que todas suas bombas sejam calibradas para o máximo acima do permitido; que é algo de 100ml por sei lá quanto abastecido... Ele não quer ter aborrecimento, já que, amanhã mesmo o IPEM colocará sua tropa na rua para executar o que deveria ser rotina... Cleber Salazar é um pé de chinelo como tantos milhares de outros que fazem parte deste esquemão dos combustíveis que infesta o Brasil inteiro... Devem estar todos com o saco de molho neste instante... Prender Cleber Salazar (que será solto logo em seguida por HC através de vários advogados que ele já deve ter na manga e remunerados por antecipação) não resolve o problema, mas dá aviso claro que a Justiça não irá brincar com o assunto já que atinge a sociedade inteira de rondão... A Globo deu uma lição de jornalismo no episódio da fraude de combustíveis e deveria utilizar sempre seu poderio nesta direção... Jamais um cidadão comum teria logística equivalente para pilhar a bandalheira escamoteada... JS



Nenhum comentário:

Postar um comentário