terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Banda da Rua do Mercado em 2012 homenageia Ancelmo Gois



Banda da Rua do Mercado homenageia Ancelmo Gois

O novo rei das mulatas

A Banda da Rua do Mercado comemora 13 anos de desfiles, homenageando Ancelmo Gois. O jornalista é um dos maiores entusiastas do Carnaval carioca e virou ícone dos festejos de Momo revelando o charme e beleza de nossas mulatas, através do concurso “Mulata do Gois”. Sucesso absoluto no Rio e demais estados, o concurso acabou ganhando sua versão masculina: Mulato do Gois e rendendo ao colunista o título de “Novo rei das mulatas”.

Aos 63 anos de idade e 48 de profissão, Ancelmo mantém uma das mais lidas colunas diárias, no jornal O Globo. Em notas curtas, comumente publica com exclusividade, notícias sobre diversos assuntos do Rio de Janeiro e Brasil.

Ancelmo de Rezende Gois nasceu em Frei Paulo, Sergipe, em 15 de setembro de 1948. Um dos 15 sobreviventes dos 24 irmãos tidos pela mãe, ele se diz um sobrevivente da seca d 48. Sua carreira começou precocemente aos 15 anos, na Gazeta de Sergipe, motivado pelo política. Filho de vereador participou ao lado do pai de vários comícios e fez parte do Movimento Estudantil.

O jornalista integrou o PCB (Partido Comunista Brasileiro) e foi preso por 40 dias depois do AI-5. Em 1970, foi exilado em Moscou. Protegido pela KGB, serviço secreto soviético, vivia com identidade falsa. Em pouco mais de um ano regressou ao Brasil, mais especificamente para o Rio de Janeiro, onde voltou a esbarrar com os horrores do Regime Militar. Precisando trabalhar para se manter na cidade, contou com o apoio de Oscar Maurício de Lima Azedo, camarada de partido e influente na imprensa carioca, para conseguir freelancers, na Editora Abril.

O entusiasmo com que escrevia para revistas especializadas em economia, lhe garantiu uma coluna chamada Negócios em exame, o primeiro esboço da Revista Exame, onde também trabalhou. Foi subeditor de Economia da Revista Veja e colaborador da coluna Radar, de Élio Gaspari. Em seguida, trocou de veículo e passou a escrever o Informe JB, a convite de Marcos Sá Corrêa. Depois de seis anos no Jornal do Brasil, Ancelmo Gois retornou à Veja, como chefe do escritório da revista no Rio.

Inquieto, novamente a convite de Marcos Sá Corrêa, trabalhou no site Notícias de Opinião, um dos percussores do jornalismo na internet. Mas acabou voltando às origens, quando convidado a substituir Ricardo Boechat, como colunista de O Globo, onde permanece até hoje. Assina ainda um blog no Portal G1, o Ancelmo.com-A turma da coluna, além de apresentar o programa De lá para cá, na TV Brasil.

Em 2000 recebeu a Ordem de Rio Branco, outorgada pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso. Dez anos depois recebeu dupla indicação para o Prêmio Comunique-se e venceu na categoria Colunista Social, por O Globo, no mesmo ano. No ano seguinte, chegou à final do Comunique-se na categoria Colunista de Notícias.

DESFILE 2012:

A Banda da Rua do Mercado desfilará dia 16 de fevereiro, às 19 horas, animada por 50 músicos, sob a batuta do Maestro Misa.

Concentração: Rua do Mercado com Ouvidor, a partir das 17 horas, em frente à Bolsa de Valores do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário