quarta-feira, 16 de março de 2011

Se o blog da Bethânia vale 1,3 milhão, quanto o vale o blog do Jorge Schweitzer? Também quero!

.






Do G1, em São Paulo


A cantora Maria Bethânia (Foto: Roberto FilhoAgNews)O Ministério da Cultura divulgou na tarde desta quarta-feira (16) um comunicado em que confirma a autorização a Maria Bethânia para captar R$ 1,3 milhão para a criação do blog "O mundo precisa de poesia". O documento afirma que foram utilizados "critérios técnicos e jurídicos" e que "rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou não, configuraria óbvia e insustentável discriminação".

Na nota, o MinC esclarece que a aprovação foi dada pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, "que reúne representantes de artistas, empresários, sociedade civil (de todas as regiões do país) e do Estado", e que a decisão "seguiu estritamente a legislação e não garante, apenas autoriza a captação de recursos junto à sociedade".

Pela manhã, o jornal "Folha de S. Paulo" publicou que a artista conseguiu autorização do MinC para construir um blog (projeto Pronac 1012234),que terá um vídeo diário de 1 minuto de duração com a cantora interpretando grandes obras de poesia. O cineasta Andrucha Waddington, que dirigiu o documentário "Maria Bethânia - pedrinha de Aruanda", será o responsável pela produção dos 365 filmetes.

A notícia repercutiu com força dentro do Twitter. Durante o dia inteiro o nome da cantora esteve entre os tópicos principais do microblog. A grande maioria das mensagens era de publicações contra a aprovação do Ministério da Cultura.

O site é inspirado no espetáculo Bethânia e as Palavras, em que a artista recita poemas e trechos de textos de escritores como Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Sophia de Mello. A página será coordenada pelo antropólogo Hermano Vianna.

O Ministério da Cultura é chefiado por Ana de Hollanda, irmã do compositor Chico Buaque de Hollanda

Os internautas que colocaram a hashtag #mariabethania nos Trendings Topics consideraram um exagero o dinheiro recebido para colocar o blog no ar. "Pô, Maria Bethânia, R$ 1,3 milhão em lei de incentivo para criar um blog? Não conhece wordpress.com?", indagaram os @blogueirosparanaenses, referindo-se à ferramenta de publicação gratuita Wordpress.

Sobraram também críticas para o MinC, que disponibilizou a verba para o projeto. Pelo Twitter, o músico Lobão jogou lenha na fogueira. "Sugeriria fezermos uma campanha tipo: DEVOLVE ESSA PORRA BETHANIA!!! Daí essa MPB formada por cadáveres insepultos querendo permanecer no presente contínuo através da chapa branca".




2 comentários:

  1. Olha, fica complicado comentar quando estamos falando de uma situação de estupidez intelectual e cultural tão grandes. Mas vamos lá: o MinC e o produtor dessa aberração que é o tal blog decidiram culpar a falta de cultura brasileira como justificativa para a criação do blog milionário.

    Oras, oras, oras...com essa grana dá pra investir na formação de professores de tal forma que ensinem as novas gerações o valor da cultura, da cidadania, etc, etc.

    Porque 365 vídeos? Pra que gerar uma imensa quantidade de matéria redundante?? Que projetinho espertinho é esse que consegue essa aprovação milionária do governo????

    Façam um vídeo por mês, até um por semana, que seja. Mas algo dentro da realidade econômica desse país. Como pode um governo que CORTA VERBAS DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA aprovar um projeto MILIONÁRIO DESSES????

    Estamos sim, ladies and gentlemen, na republiqueta dos bananas. E quem são os bananas??? Meu espelho.

    Otávio

    ResponderExcluir
  2. to na wordpress, é complicadinho de lidar, mas é de graça caramba, imagine se a moda pega

    ResponderExcluir