quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cristiane Marcenal nos fala de sua filha Joanna; de dor; saudade e Justiça...

.






.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.




.
.
.
.
.
.
.



Texto enviado por Cristiane Marcenal, Mãe de Joanna:


"Estou me preparando emocionalmente para ler com t-o-d-o-s os detalhes o laudo do IML e do GATE feitos na Joanninha.
.
Quem me vê sabe que não consigo pronunciar o nome da minha filha sem chorar, tal o estrago que fizeram nela.

Para que tenham noção da violência os policiais me pediram pra não ler o laudo na delegacia, por amor de seus próprios filhos... com lágrimas nos olhos.


O meu Defensor não me permite aproximar dos detalhes do processo e pra que saibam o que acontece naquelas audiências quando se fecham as portas, ele pergunta sempre se eu REALMENTE quero ficar.

Porque não sou obrigada, mas vou estar lá sempre.

É a minha filha embora teimem em usar esse verbo no passado porque ela está morta!

Cada vez que algum depoente começa a detalhar as lesões o próprio Juiz Dr Guilherme Shilling Pollo manda discretamente que alguém me sirva água.(Na verdade eu nem tinha percebido que era ordem dele, mas um amigo me chamou atenção para o fato,e da última vez pude contemplar o gesto, discreto, cheio de autoridade,firme e delicado.

Aliás como devem ser os homens da Lei, gente por trás da toga.

Seres humanos antes de tudo.

Penso que é isso mesmo que diferencia os seres inteligentes dos” meio-limitados”, o segundo grupo precisa ser arrogante pra não demonstrar sua incapacidade, o primeiro não precisa da avaliação de ninguém, sabe quem é e porque veio.)


Não se preocupem eu mesma lhes informarei as lesões de Joanna, caso me permita o desfecho do processo.

Só não o farei se prejudicar o resultado.

A cada audiência saio massacrada pela quantidade de novas informações que se amontoam nesta tragédia que se tornou a morte de minha filha, porque a vida, ah a vida dela foi muito feliz.

Ela era muito feliz e amava a mim e seus irmãos.

Que orgulho ela tinha deles!

Fico a pensar como guardar amor em caixinhas pra mostrá-los quando crescerem o quanto ela os amava e cuidava deles.

Acho impossível!

Na última audiência Dra Sarita ao ser indagada pela promotora se após o atendimento, quando a Joanna já estava lúcida, havia conversado com ela a resposta foi “NÃO!!!!!!!!!!!! Ela só tinha 5 aninhos”.

Me poupem, a Joanna escrevia e lia muitas palavras.

Ela saberia dizer o numero do telefone de casa e do meu celular.

São essas coisas que tenho ouvir e calar.

E isso me destrói aos poucos.

Vou lhes prometer uma coisa: Até o dia 10 /01 vocês saberão de TUDO que eu souber sobre o que aconteceu com minha filha.

Tenho a impressão que ela deixou de ser minha e virou NOSSA, NOSSA JOANNA!"



Cristiane Marcenal





13 comentários:

  1. Cris, estamos com vcs em tudo coloca a boca no mundo e deixa esses monstro procurando uma desculpa para dar...pq eu tinha uma irmã epiletica e sei que isso nunca aconteceria ja vi varias crises convulsivas e nada do que aconteceu com a Joanna se explicaria...foram 26 anos do lado dela e as vezes ela dava convusão 2 vezes ao ano e nunca sofreu um arranha se que e trabalhava, estudava e tinha uma vida normal e não morreu por causas das crises, morreu de cancer...por isso não tem explicação essas marcas de violencias...estamos com vcs e estaremos na audiencia.

    ResponderExcluir
  2. Acho que nunca tentei ser mais sério em toda minha vida. Dirijo as palavras abaixo diretamente para Cristiane Marcenal:

    Cristiane, talvez você não saiba, mas você e Joanna são muito importantes para milhões e milhões de brasileiros e mais muitos outros milhões que ainda estão por nascer. Não existem palavras que possam confortá-la, eu sei disso. Mas existem palavras para agradecer essa sua luta intensa e que não será em vão, muito pelo contrário.

    Copio uma frase que considero essencial no meio disso tudo:

    "Penso que é isso mesmo que diferencia os seres inteligentes dos” meio-limitados”, o segundo grupo precisa ser arrogante pra não demonstrar sua incapacidade, o primeiro não precisa da avaliação de ninguém, sabe quem é e porque veio.)"

    A esse grupo dos "meio-limitados" acrescenta-se os dos totalmente limitados. Pois pertencem a esses dois grupos imundos as pessoas que assassinaram Joanna, incluindo o pai e a madrasta assassinos, a juíza CLAUDIA NASCIMENTO VIEIRA, as psicólogas ROBERTA M.N. FERREIRA DE CARVALHO e VÂNIA SUELI MAFRA ANIZ.

    É esse tipo de abutre que tem corroído nossa sociedade há tanto tempo. Os indefesos são os que mais sofrem. Não é à toa que nosso país tem índices tão altos de violência contra a mulher e contra crianças. É um longo trabalho que precisa ser feito em todas as direções: mais educação, mais respeito, mais poder crítico, mais cidadania, mais gente competente. Talvez somente assim, com mais gente capaz, uma irresponsável inútil como a juíza Claudia Nascimento não tivesse a menor chance de competir com pessoas muito melhores do que ela e portanto jamais exerceria o cargo que exerce.

    Tudo é parte de um amplo ciclo de coisas. Nada está isolado.

    No momento, queremos justiça. Queremos punição para esses monstros covardes. Mas a vida da Joanna vai muito além disso. Ela motiva e pede que pensemos e briguemos por um país melhor, mais bonito, e muito mais justo.

    Um abraço com muita energia,
    Otávio

    ResponderExcluir
  3. Para a amãe de Joanna Marcenal, Dra Cristiane Marcenal.Mulher de coragem,sabe o que e quem é. Tem sobre si a proteção do nosso Deus todo Poderoso.Uma mãe por si só não subiria as escadas martirizadoras para ouvir o martírio de Joanninha.Como em comentário anterior, sua atitude será para salvar,ajudar e punir muitos.Joanna que linda, com aqueles olhinhos sorridentes,isto ninguém tirou dela, pois lhe foi dado por Deus.Assim deverá sempre ser lembrada a Joanninha....M.Dalva.Crendo na Justiça de Deus através de homems.

    ResponderExcluir
  4. Que triste uma mãe ter que passar por tudo isso, Cristiane tem sido muito forte mas deve ser uma dor terrível ter sua filha arrancada e depois brutalmente assassinada por corvades!
    Todos covardes: a médica, psicólogas, a juíza, o pai, madrasta e avós paternos.
    É dra. Sarita, ela só tinha 5 anos, que covardia!!!

    ResponderExcluir
  5. Cristiane as palvras inteligentes do Otavio explicam tudo que queria escrever A maior responsável eu sempre disse foi uma Juiza totalmente LIMITADA seguida dos coadjuvantes 0,5% menos limitados que são o pai(QUE JA SE SABIA O CARATER) e toda o resto deplorável.
    Minha querida Cristiane somente queria te dizer que não estarei com minha presença na audiência porque moro no interior de MG e tenho uma pequena de 2 anos, mas meus pensamentos e minhas orações estarão presentes 100%. Acredito totalmente em um poder judiciário competente, preparado e correto.Tenho certeza que os resultados serão confortantes para vc e aliviarão um pouco a sua dor.Como disse tbem Otavio vc e Joana, se é que isso te conforta um pouco, ajudaram e ainda ajudarão muitas pessoas. Eu digo por fatos pessoais e como ja te disse uma outra vez te contarei no momento oportuno como vc me ajudou no momento mais cricial de minha vida. Vc é uma pessoa admirável!!!!Abraços de uma amiga que reza e pensa sempre em vcs mesmo não nos conhecendo. Rosanna

    ResponderExcluir
  6. ...Fico a pensar como guardar amor em caixinhas...( Cristiane Marcenal)...Deus, como essa frase doeu!
    Jorge...Cris...Ricardo...e, todos que estão unidos pela justiça...Deus acompanhe e os abençõe á cada dia.
    E, ELE, que esta usando voces como instrumentos, irá com certeza, recompensa-los.
    Bjs,amores! Contem conosco, sempre!

    ResponderExcluir
  7. ...Fico a pensar como guardar amor em caixinhas...( Cristiane Marcenal)...Deus, como essa frase doeu!
    Jorge...Cris...Ricardo...e, todos que estão unidos pela justiça...Deus acompanhe e os abençõe á cada dia.
    E, ELE, que esta usando voces como instrumentos, irá com certeza, recompensa-los.
    Bjs,amores! Contem conosco, sempre!

    ResponderExcluir
  8. impossivel ler o texto de Cristiane e nao se emocionar!!!
    a violencia cometida foi muito mais mostruosa do que podemos imaginar, o pior aos culpados ainda e pouco!!! quando digo culpados incluo os Marins, juiza, psicologas, medica e tantas outras que entregaram de bandeja a pobre menina, eu ja prometi a mim mesmo de nao comentar nas postagems e de elogiar seu blog Jorge, mas confesso!!
    Nao consigo......... Parabens!!!
    Claudio SP

    ResponderExcluir
  9. Dra Cristiane.Todas as vezes que leio sobre a joana...não consigo ficar sem chorar...me coloco no seu lugar e imagino a sua dor.Quer dizer...imagino...porque nem de longe posso me colocar no seu lugar.Deve ser algo atroz.Mas junto disso tudo admiro sua coragem nessa luta; em mostrar a todos o qto essa corja (todos) que de forma direta ou indireta mataram seu anjinho de forma tão brutal.Oro pra vc todos os dias, e lembro da joana(nossa joaninha) porque ela representa todos os anjos que são maltratados e mortos por monstros das trevas.A revolta é de todos que acompanham essa trágedia inominável.Beijo. e Força.

    ResponderExcluir
  10. E eu pergunto: Porque a madrasta ainda não foi presa? O que ela está fazendo solta por aí?

    ResponderExcluir
  11. É muito dolorido tudo isso, muita dor para uma mãe, mas a Cristiane está fazendo um bem enorme pelas nossas crianças.

    ResponderExcluir
  12. Cris, vc disse td, e a NOSSA JOANNINHA. Milhares de pessoas choram a sua dor. Vc nao esta so. Fique com Deus e q ELE continue te dando forcas pra q ajustica seja feita. Bjssss. RITA.

    ResponderExcluir