sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Jorge Schweitzer, O Ter e o Ser

.


.


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Jean Baudrillard morreu em março de 2007...

Filósofo francês e sociólogo...

Crítico da mídia e da sociedade de consumo...

Nos deixava inebriados com seus posicionamentos revolucionários...

Um Che pós-moderno sem abraçar fuzil...

Munido da metralhadora verbal ponto 50 a destroçar cérebros despreparados...

Sem perder a ternura jamais...

A ironia à desenvolver suas idéias sobre a substituição do real por simulacros reality shows imbecis...

Pôs bueno...

Baudrillard, desenvolvia uma teoria debochada...

Tinha por fim revelar hipóteses impensáveis...

Refleção sobre trilhas e caminhos oblíquos...

Lançando mão de fragmentos...

Desobedecendo lógica rigorosa...

O paradoxo contra-mão mais importante que o discurso linear...

Examinando a vida em volta...

Como fotógrafo...

Com rolleiflex digital flagrando o instantâneo...

Em estado brutal...

Um gênio perfeito na plenitude...

Fico putzo de la vita quando pessoas tão especialmente diferenciadas vão embora nos deixando órfãos...

Acumularam a compreensão do humano e se enterraram com ela...

Me conforma deixarem sua obra como um pensamento vivo e instigante...

Taí...

Lembrei de um passageiro que entrou em meu Táxi em Movimento...

Comentamos sobre a sociedade atual e a valorização do TER em detrimento do SER...

Recomendou que eu lesse Guy Debord...

Me enviou...

Deixou em minha portaria...

"A Sociedade do Espetáculo"...

Li...

E vi sincronicidade absurda com Baudrillard, talvez já revestido de pré análise do que eu queria encontrar...

“Nosso tempo, sem dúvida, prefere a imagem à coisa, a representação à realidade, a aparência ao ser. O que é sagrado não passa de ilusão, pois a verdade está no profano. Ou seja, à medida que decresce a verdade a ilusão aumenta, e o sagrado cresce a seus olhos de forma que o cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado.”

Guy Debord discorre sobre as transformações das relações sociais que nos proporciona um criminoso desgraçado filho da puta capaz de torturar e matar uma criança...

Adotada por minha consciência culpada pela covardia por não reagir violentamente...

Contra babaca bandido da desenvoltura de um verme André Marins que agora esconde o rosto como qualquer réles ladrão de bicicleta...

Não vou cansá-los...

Talvez hoje eu esteja escrevendo mais para mim mesmo...

Quase nunca faço...

Mas é ótimo...

Embora...

Ninguém irá ler até o final...

Nâo estou nem aí...

Mas, para quem acha que repito os mesmos ideais cansativamente esvoaçados ao léu, reproduzo:

“As idéias se aperfeiçoam. O sentido das palavras também. O plagiato é necessário. O avanço implica-o. Ele acerca-se estreitamente da frase de um autor, serve-se das suas expressões, suprime uma idéia falsa, substitui-a pela idéia justa...”

Leiam Jean Baudrillard e Guy Debord...

Eu?

Almejo plagiar gênios atualizando suas idéias justas...

Remexendo a revolta que se recusa dormir...

Acho que vou até a praia ver o dia amanhecer...

O mar me acalma!




Jorge Schweitzer







2 comentários:

  1. Desculpe, mas ja tem tempinho que queria te passar esse email.Mas tinha perdio meu gmail...e ect.Mas hoje vendo a Dra Cristianne falar...caí em prantos...aliás venho chorando junto com ela desde que começou esse calvário inominável...essa ignomía que fizeram a ela e a linda joaninha...a todos que ficaram indignados com essa tragédia.Te parabenizo por essa voz forte...que não calou.Moro aqui em Uberaba(MG)...e tenho uma netinha da mesma idade da Joana..aliás a mesma carinha linda; e penso, será que eu daria conta de viver?Sabe, Jorge, acredito em outra vida; e creio que a Joaninha está amparada e bem.Oro e peço aos bons espíritos que dê forças a Critiannne e que se faça justiça;não só com o monstro...mas todos que se calaram..essa juíza que arrancou dos braços da mãe e a entregou a essa gente sem alma..Deus do céu.Não consigo aceitar em momento algum isso, esse caso devia ser igual ao Bruno...de cabo a rabo todos presos.Desculpe a extenção do texto e tbem de não ter citado seu artigo de hoje.Beijo

    ResponderExcluir
  2. Agora, conversando com a Cris ao telefone ela diz: "... a dor ainda é muuuuito grande".
    Falei com ela que essa é a história dela e da Joanna e que DEUS não nos dá nada além do que possamos suportar, deu a ela pq conhece a sua Fé, Coragem, Força e Essencia divina...
    Eu, sinceramente se ELE me desse uma "história dessa" eu desabaria e talvez pudesse até neste exato momento está presa pq não suportaria um ANDRÉ MARINS na minha vida de jeito nenhum!
    Micaelle.

    ResponderExcluir