.
Desconheço na história recente qualquer plágio que não caia no ridículo depois de localizado...
Rod Stewart plagiou Jorge Benjor e ficou feio, e caro...
Roberto Carlos plagiou o 'Careta' do obscuro Sebastião Braga (que morreu fulminado por ataque cardíaco logo após receber a indenização do Rei) e arranhou sua trajetória...
Atualmente, com a Internet, fica facílimo localizar plágios ou cópias oriundas da total falta de criatividade e imaginação...
Ontem assisti o comercial do Banco Itaú...
A produtora do comercial reuniu pessoas previamente arregimentadas dentro de um teatro na frente de um telão karaokê com a letra de 'Imagine' do John Lennon...
A cena é cópia de outro comercial da companhia telefônica alemã T-Mobile que fez uma reunião espontânea com assinantes reunidos na praça Trafalgar de Londres para cantarem 'Hey Jude'...
Além do plágio deslavado chama atenção o fato de não haver tido cuidado sequer de procurarem uma música em português para encaixarem na cópia...
Ficou totalmente fora da ordem um comercial brasileiro cantado em inglês como institucional de público alvo que fala português...
O Banco Bradesco poderia contrapor com igual cena jogral declamada por multidão com 'Joga pedra na Gení' (Geni e o Zepelim) do Chico Buarque...
Né não?
Jorge Schweitzer
Olá, né não? - falado é ótimo e escrito nem se fala ...rs.Boa semana e abraços.
ResponderExcluirApenas uma correção sobre a crítica: A produtora não reuniu um monte de pessoas em frente a um telão dentro de um teatro. Aquelas cenas são do Encontro de Líderes do banco, que aconteceu com todos os líderes da empresa durante 4 dias consecutivos dentro do Credicard Hall. Seria bom se informar um pouco mais antes de apenas tecer uma crítica. Era só ler mais do que está saindo na mídia, ;)
ResponderExcluirNão faz nenhum diferença se era Encontro de Líderes do Banco Itaú convocada de forma espontânea ou imposta...
ResponderExcluirNa realidade pouco provável que todos tenham se oferecido para a empreitada (e seria interessante que fosse esclarecido se foram remunerados ou trabalharam de graça para a instituição bancária durante quatro longos dias)...
O 'x' da questão é a cópia de idéia e o fato de utilizarem canção em idioma que não o nosso para institucional tupiniquim...
Hein?
Ah! Sim...
ResponderExcluirA produtora do comercial escreve que narrei "A produtora reuniu um monte de pessoas em frente a um telão dentro de um teatro"...
Na realidade escrevi: "A produtora do comercial reuniu pessoas previamente arregimentadas dentro de um teatro na frente de um telão karaokê com a letra de 'Imagine' do John Lennon..."
Ok?
Engraçado alguém do Itaú (ou da produtora) ainda querer defender o plágio e falta de criatividade. Sem contar o lugar comum que é cantar Imagine para qualquer coisa hoje em dia.
ResponderExcluirOutro fato curioso é uma instituição financeira usar uma música que diz:
"Imagine no possessions
I wonder if you can"
(Imagine nenhuma propriedade
Me pergunto se você consegue)
E aos correntistas do Itaú, o alerta: mega eventos como esse mostram porque suas taxas de manutenção de conta são tão altas :-)
Sid
enquanto isso Jonh Lennon se revira no túmulo
ResponderExcluir