segunda-feira, 3 de maio de 2010

Jornalista Dania Virgen Garcia é presa e condenada em Cuba

.



. .



..
.


.


.



.
.

A jornalista de oposição ao governo cubano, Dania Virgen García, 41, foi presa e condenada a um ano e oito meses de prisão por "maus-tratos" domésticos contra sua filha e "abuso de autoridade".

Crítica do regime de Fidel Castro, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) denunciou indícios de caráter político na punição.

Segundo o site CubaNet, um dos veículos para os quais trabalhava, ela foi presa no último dia 20, não teve acesso a advogados e "três dias depois, foi condenada".

Dania está atualmente detida e incomunicável em uma prisão de segurança máxima em Havana.

A SIP pediu a libertação imediata de García. "[O caso] tem indícios de represália", disse à Folha de S. Paulo. Alejandro Aguirre, presidente da entidade.

"Chama a atenção que uma jornalista crítica ao governo tenha sido condenada de forma tão severa em três dias", afirmou, mas ressaltou que os relatos dão conta de que García aparentemente cometeu a agressão contra a filha.

Segundo a SIP, há 26 jornalistas presos em Cuba - García é a única mulher. Havana acusa os opositores de agir a serviço dos EUA e nega a existência de presos políticos na ilha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário