sexta-feira, 3 de maio de 2013

Exposição 130 anos de Nascimento de Khalil Gibran no Memorial da América Latina SP









Mostra comemora 130 anos de Gibran Khalil Gibran 

Autor do best seller O Profeta, de 1923, Gibran Khalil Gibran é o tema da mostra internacional que entra em cartaz no dia 3 de maio no Salão de Atos do Memorial da América Latina. 

Em parceria com a Associação Cultural Brasil-Líbano, o Comitê Nacional Gibran e o Museu Gibran, o Memorial promove um tributo em comemoração ao aniversário de 130 anos de nascimento de um dos grandes nomes da literatura e da pintura de todos os tempos, Gibran Khalil Gibran. 

O Salão de Atos recebe uma exposição, até então inédita na América Latina, que reúne aproximadamente 52 pinturas originais, documentos, manuscritos, cartas e alguns objetos pessoais de Gibran, trazidos exclusivamente de seu museu, no Líbano. 

Além disso, a mostra conta com algumas obras literárias de Gibran, traduzidas para mais de 80 idiomas, inclusive em Português, com destaque para “O Profeta”, “As Ninfas do Vale”, “Os Deuses da Terra”, “Jesus o Filho do Homem” e “Asas Partidas”, um romance baseado no primeiro amor de Gibran. 

As obras literárias de Khalil Gibran são mundialmente conhecidas por seu caráter místico oriental, mas acentuadamente romântico e inspirado em clássicos ocidentais, como a Bíblia, o poeta William Blake e o filósofo Nietzche. 

O autor trata de temas como o amor, a amizade, a morte, a natureza, e muitos outros. 


Serviço 

130 anos de Gibran Khalil Gibran 
Salão de Atos – Memorial da América Latina 
Abertura/Imprensa: 02 de maio, às 20h30 
De 03 de maio a 26 de junho/2013 
De terça a domingo – das 09h às 18h 
Entrada Franca 
Acesso Pedestres: Portões 01, 02, 05. 
Estacionamento: Portão 4 (R$ 5 por 6 horas e R$ 1 nas demais)


PS: Li e reli todos os livros de Gibran traduzidos para o português... Khalil Gibran é inspirador quando vemos valores desabarem ao nosso lado sem entendermos a razão e nos recolocarmos de pé... Por vezes me vejo capturando algum pensamento de Gibran e intercalando às minhas frases... Certa vez escrevi 'As 365 Faces' por aqui depois de reler seu livro 'O Louco'... Quando falo de paixão me vejo próximo do pensamento de Gibran quanto ele se inspirava em Blake e Nietzche... Ler Gibran é experiência única, independente de credo, para entendermos as razões da alma em toda amplitude...  JS






Nenhum comentário:

Postar um comentário