domingo, 10 de março de 2013

Um Corpo em Convulsão

.






ESPASMOS LEVES ESTREMECEM O CORPO PARA LOGO APÓS TRANSFORMAREM-SE EM VIOLENTA E IMPRESSIONANTE CONVULSÃO...

Pressiono seus joelhos em direção ao colchão, enquanto o médico e dois paramédicos têm dificuldades em segurar o resto do corpo que se debate derrubando o soro e o aparelho afixado na ponta de um de seus dedos da mão…

Nunca tinha presenciado uma cena daquelas que não em filmes…

O menino espuma e vomita…

O médico acomoda-o de lado para não se afogar…

Não dá tempo de lembrar o quanto fico nauseado com vômitos alheios…

A avó dele fica ao lado observando nervosa rezando uma ave maria sem fim...

Peço para que ela vá à sala, pois certamente ele já ficará legal logo; garanto convicto...

Uma convulsão, mais forte, nos pega desprevenidos derrubando a mala de medicamentos aberta sobre a cama de casal…

O médico administra no soro duas doses de não sei o quê…

Torço para que a numeração do aparelho colocado em seu dedo abaixe dos oscilantes 65 marcado:

- Pô, não diminui…

- Tem é que chegar aos 90, pelo menos…


Inverto minha equivocada torcida e procuro aumentar com o poder de minha inexistente força mental…

Num aparelho parecido com celular azul antigo da Claro uma lâmina com sangue marca 35…

- Tá vendo; não é hiper, é hipo… A avó falou que ele parou com o Gardenal também..

O diagnóstico é tão esclarecedor para mim quanto diferenciar dromedário de camêlo…



Novas doses de poções alquimistas…

Ele acalma…

Os paramédicos descem para posicionarem a ambulância na entrada da garagem do prédio...

O médico continua com a ponta do dedo na jugular medindo:

- Ajuda Marcelo, tava na gandaia ontem, né?

Dá beliscões fortes abaixo de seu mamilo e tapas no rosto…

Em um momento empurra o dedo abaixo do queixo enquanto abre seus dentes cerrados…

Por um breve instante fico a observar aquele  calmo moço de branco com admiração... 


Eu nunca poderia ter a grandeza e o desprendimento de um médico…

Temo que retorne outra convulsão que me apavore…

O aparelho marca 85…

A maca chega na sala…

Colocam um tubo que vai até sua garganta e a máscara de oxigênio encima...

93…

Seu corpo reage; começa a dar sinais de desconforto…

A ambulância sai barulhenta da Constante Ramos em direção ao CTI do Prontocor da Conde Bonfim, único local disponível de CTI…

Estou liberado…


...


E eu que havia prometido para meu filho - antes de sair de casa - não meter-me em nenhuma confusão...


Tudo começou no início da tarde...

Um amigo me liga no celular pedindo para ajudar seu sobrinho, que eu não conhecia,  passando mal na casa de sua mãe e ele fora do Rio de Janeiro…

Ao chegar constato que ele está desacordado…

Coloco sua bermuda, e o levanto sobre minhas costas para carregá-lo até meu taxi no térreo…


Constato que não conseguirei passar com ele em meu ombro pelo pequeno corredor e abertura da porta em direção ao elevador...

Desisto por ele, apesar de adolescente, ter mais que minha altura e pelo menos oitenta quilos...

Ligo para a Amil que me dá previsão de 40 minutos…

Suplico, pois o menino está prestes a entrar em coma…

A atendente procura ajudar e consegue atendimento para 15 minutos...


Chegam em 10…


Definitivamente, meu anjo da guarda é importado!









Jorge Schweitzer













2 comentários:

  1. POis é. Uma criança em convulsão febril...é mais ou menso isso. Ja presenciei e viví. E não precisa a febr ser muito alta. Existe uma predisposição genetica.No caso da Joanna deve ser pela Meningite já presente.È coisa de sair aos gritos pedindo sos.É COISA DE SOCORRO URGENTE...DE CHAMAR A MÃE...DE ESQUECER AS DIFERENÇAS, E NÃO FICAR INERTE ASSSISTINDO E SÓ IR PRA O HOSPITAL DE MEDO DA CRIANÇA MORRER NA SUAS MÃOS;;;neee ? Por isso, JOANA MORREU NAS MÃOS DOS SEUS CARRASCOS...andre e vanessa>

    ResponderExcluir
  2. Convém não deixar de registrar que Joanna somente adquiriu meningite através de herpes genital após ficar amarrada, pelo pai André Rodrigues Marins, pelos pés e mãos sobre fezes e urina...
    Antes das convulsões Joanna permaneceu um dia inteiro desacordada em pré-coma na sala do apartamento de André Rodrigues Marins e da madrasta Vanessa Maia Furtado que só a levaram ao Hospital Rio Mar ao pressentirem que a menina morreria ali mesmo e eles sairiam direto para a cadeia...
    Joanna foi vítima de covardes cruéis que não proporcionaram nenhuma chance que a criança sobrevivesse...
    JS

    ResponderExcluir