.
Polícia recupera esculturas furtadas de palacete no Rio
Obras estavam em uma casa no bairro de Guadalupe. Dois foram presos
Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo
Estátuas roubadas de palacete foram localizadas em uma casa em Guadalupe
Policiais civis da 25ª DP (Engenho Novo) recuperaram na madrugada deste sábado (5) as esculturas que foram furtadas de um palacete localizado no bairro do Catete, na zona sul do Rio. As obras de arte estavam em uma casa em Guadalupe, na zona norte da cidade.
Dois homens foram presos no momento em que colocavam as estátuas em um caminhão. A polícia acredita que os suspeitos estariam levando as obras para um receptador especialista em arte. Os dois presos vão responder pelo crime de receptação.
A polícia chegou até a casa, situada na rua Roquelândia, após uma denúncia feita por vizinhos. Eles estranharam a movimentação na residência e acionaram os agentes.
Uma das estátuas recuperadas pertence ao catálogo da Val D´Osone, berço da fundição artística francesa. Ela representa Atalanta, personagem da mitologia grega.
Construído em 1862, o palacete São Cornélio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. No casarão já funcionou um asilo e um faculdade de medicina, mas atualmente ele está vazio. O palacete pertence à Santa Casa de Misericórdia.
PS: Na verdade a Polícia chegou ao local após enquadar o vigia do Palácio São Cornélio e lhe deu prazo de 24 h para desembuchar... Pô, um troço de 400 quilos passa pela portaria onde o camarada está sentado somente para não deixar que isto aconteça... Por favor... A Polícia deu prazo para o vacilão entregar a turma... A Polícia quando quer faz a coisa andar... Pois bem... Há cerca de cinco meses atrás transportei no táxi um antiquário que reclamou do abandono deste prédio... Só que, apesar de desocupado, tinha guarda constante na entrada impedindo invasão... Este meu passageiro disse que por lá existiam afrescos valiosos que estavam desaparecendo em razão de goteiras... A associação de moradores da Glória inclusive havia alertado o IPHAN... Ficamos de trocar emails e ele me enviaria fotos do interior da casa... Perdemos o contato, em razão que sempre me envolvo por algo mais premente... Portanto, o desfecho do furto era algo presumível... Dentro em breve virá o tombamento, literal... Melhor falando, dentro em breve teremos o desabamento... Aguardem... JS
sábado, 5 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário