segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Morre o jornalista Fritz Utzeri aos 68 anos de idade no RJ






Fritz, um jornalismo de qualidade que desmontava versões oficiais 

Ele foi o primeiro a denunciar a morte de Rubens Paiva e a desmentir o IPM do Riocentro 

Jornal do Brasil 
Marcelo Auler 


O alemão de berço e brasileiro por opção Fritz Utzeri, que o jornalismo perdeu nesta manhã de segunda-feira (4), foi daqueles profissionais que os próprios colegas se orgulhavam de com ele trabalhar. 

Forjado na reportagem numa época em que não existia meios digitais – a comunicação à distância era feita por telex e linhas telefônicas que nem sempre funcionavam – Fritz acabou dando aulas de apuração de reportagens que hoje seriam chamada de jornalismo investigativo. 

Mais do que isto, ajudou a escrever parte da história contemporânea do país ao desmontar versões falaciosas. 

Fritz faleceu vítima de um câncer linfático com o qual lutava há três anos. 

Seu corpo está sendo velado na capela 6 do memorial do Carmo, no Caju – zona portuária do Rio -, de onde sairá na terça-feira manhã ao meio dia para o Crematório.



PS: Somente estive com o Fritz uma única vez, foi na Rua México passando por acaso no centro do RJ com seu suspensório segurando as calças... Apesar de gordão Fritz se movimentava com agilidade e quase o perco na multidão... Me apresentei: 'sou o Jorge Schweitzer', confiante que meu sobrenome de difícil pronuncia serve pelo menos para que alguém jamais esqueça... Fritz afirmou que mesmo que eu não identificasse ele saberia já que eu tinha mesmo cara e jeito de um Jorge Schweitzer e que jamais eu poderia ter outro nome... Antes de me abraçar perguntei se era elogio ou esculacho... Ele soltou uma gargalhada alta que me pareceu tremer a calçada em frente ao consulado americano...  Antes disto troquei vários emails com o jornalista Fritz Utzeri que foi o primeiro a me prestar solidariedade quando resolvi enfrentar um outro jornalista renomado que tentou me ridicularizar num extenso texto publicado em diversas mídias de grande circulação onde me citava nominalmente 18 vezes por alguma compulsão inexplicável me adjetivando de 'taxista redator'... Vários outros jornalistas - que se diziam meus amigos do peito - silenciaram... Fritz Utzeri era um jornalista na acepção do vocábulo e um cronista perfeito... E mais do que isto, Fritz Utzeri era um Homem destes que sua determinação,  coragem e liberdade de expressão talvez impediram de merecidos outros vôos mais longos...  Hoje, fiquei triste ao saber da morte de Fritz Utzeri; ficamos órfãos da sua inteligência e valentia utilizada de maneira sábia e sóbria com as armas que a imprensa lhe disponibilizou... Descanse em paz! ... Jorge Schweitzer








Nenhum comentário:

Postar um comentário