quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Jorge Schweitzer, Palas Atena e os Heróis BBB do Bial



Foto de Jorge Schweitzer, 1978




Voltei a ser guri... 

Palas Atena povoou meus últimos dias... 

Exatamente meu último mês... 

Economizei os últimos capítulos relendo Odisséia... 

Aos poucos... 

Como uma viagem maravilhosa... 

Por dias retardei páginas prorrogando que finalmente Ulisses chegasse até sua Penélope... 

Por dias me transformei no personagem brincando com a fantasia... 

Cruzei mares revoltos... 

Evitei Hera ofertando prazer e riqueza... 

Evitei Afrodite oferecida com seu dotes, bunda, peito de silicone, ouro, marfim e uma conta Personalité sem limites enfiada em meu bolso furado de chouffer de carro velho da minha Havana... 

Preferi Palas Atena a me conduzir sabedoria e vitórias nos combates... 

Feito um trouxa... 

Até abri mão por algum período da minha imortal Helena de Copacabana... 

Me senti único como um barbudo médico asmático descendo minha  cenográfica Sierra Maestra resoluto e depois de sentir o tempero do Poder abri mão de tudo para continuar na estrada paralela dos ideais... 

Poderia possuir todas Helenas em noites sem fim, galgar todos cargos dispostos pelo ditador dono da Ilha inteira... 

Me senti grande como nunca fui... 

Finalmente cheguei à Ítaca... 

O livro acabou exatamente hoje a tarde... 

Fiquei triste... 

Muito... 

Ainda necessito da minha Palas Atena ao lado, mudando formas, acalmando ondas, negociando marés, estendendo tapetes vermelhos que eu possa pisar e providenciando vinhos que possa beber... 

Acabo de presenciar Pedro Bial chamando BBBs de 'meus heróis'... 

Fiquei puto... 

Heróis que amam vassouras e mentem que arrebentam dentes de cachorros como inglórios... 

Todos vocês conhecem Bambam e Dhomini, duvido que algum dia tenham ouvido falar de Homero...

Que pena...



Jorge Schweitzer




Nenhum comentário:

Postar um comentário