segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pai preso por tortura de criança de 8 anos de idade, com queimaduras na boca do fogão e pauladas, em Macapá... Madrasta é liberada...






Pai é suspeito de torturar menino de 8 anos em Macapá 

Criança foi encontrada no mato com lesão no olho e queimadura nas mãos. 

Homem disse que agressões eram castigos pelas notas na escola. 


Anne Karoline 
Do G1 AP 


Um homem de 32 anos foi autuado em flagrante pela Polícia Militar, na manhã de segunda-feira (24), em Macapá. 

Ele é suspeito de torturar o próprio filho, um menino de 8 anos de idade. 

A prisão aconteceu após a criança fugir de casa no final da tarde de domingo (23). 

Ela ficou seis horas escondida no mato próximo à casa do pai, até ser encontrada por um vizinho. 

O caso aconteceu no bairro Marabaixo 4, zona oeste da capital. 

Com várias lesões pelo corpo, o menino apresentava um grave ferimento no olho esquerdo, provocado por uma paulada, corte na testa e queimaduras pelas mãos, que, segundo a criança, foram feitas na boca do fogão da casa onde mora. 

Em depoimento à polícia, o pai confessou que bateu na criança na última quinta-feira (20), com uma régua de madeira, que acabou atingindo o olho. 

Ele também assumiu as queimaduras e justificou informando que foi a punição aplicada pelo baixo rendimento na escola. 

Um vizinho de 35 anos, que preferiu não se identificar, encontrou a criança no mato por volta de meia noite, assustado e debilitado. 

"Pensei em devolver para os pais, mas pelo estado dele, sabia que iriam agredi-lo ainda mais. Então chamei a polícia. Precisei correr atrás dele e conquistar a confiança para que ele viesse até mim", lembra, indignado. 

Ao ser acionada, a polícia chegou a ir à casa do menino, e informou que, chegando lá, encontrou os pais com sinais de embriaguez. 

Eles foram questionados sobre o filho, mas pai e madrasta não souberam dar informações e alegaram que a criança estava desaparecida. 

O casal foi encaminhado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Pacoval, na zona norte de Macapá. Juntos há quatro anos, eles têm mais duas filhas. 

Agressões 

O conselho tutelar da zona sul de Macapá registrou o caso. O conselheiro João Bosco informou que essa não teria sido a primeira vez que o menino teria sido espancado. 

"Alguns hematomas pelo corpo são de dias anteriores. Segundo a criança, frequentemente o pai a agride. Violência vai desde a física à psicológica”, informou. 

A criança vai ficar sob medida protetiva em um abrigo até que algum parente seja localizado. 

“Ainda não localizamos nenhum parente da criança e nem a mãe biológica. Vamos esperar aparecer alguém e saber se a criança vai querer ficar com algum deles. Mas para o pai ela não volta”, afirma o conselheiro. 

De acordo com o delegado Daniel Paes, a madrasta foi liberada pois não tinha envolvimento no caso. 

O pai foi preso em flagrante por tortura e vai ser encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). 

Só no conselho tutelar da zona sul são registrados, em média, 10 casos de espancamentos, por dia, em crianças e adolescentes.




2 comentários: