sexta-feira, 20 de maio de 2011

Luanna Rodrigues de Sousa foi à Rocinha para 'desenrolo'...

.









Rio -' Não fica preocupada, não. O máximo que pode acontecer comigo é eu voltar sem cabelo’. A frase foi dita, em tom de brincadeira, pela modelo Luana Rodrigues de Souza, de 20 anos, numa conversa pelo telefone com uma amiga da família antes de ir para a Favela da Rocinha, no dia 9. Desde então, a moça e outra jovem, identificada apenas como Andressa, desapareceram, como O DIA revelou ontem. A declaração relatada pela amiga, ontem à noite, a policiais da Divisão de Homicídios (DH) reforça a suspeita de que as garotas teriam sido mortas por traficantes.

.
.De acordo com o relato, a amiga telefonou para Luana na tarde do dia 9. A jovem contou que estava com Andressa e dois jogadores do Botafogo em um shopping da Barra da Tijuca. A modelo disse que iria até a Rocinha porque tinha sido chamada para um ‘desenrolo’ (resolver um problema). Quando a amiga se mostrou preocupada, Luana tentou tranquilizá-la e acrescentou que tinha ‘as costas quentes’.

A amiga da família disse não ter dúvidas do que aconteceu com a modelo: “Foi morta por traficantes”. Segundo ela, o motivo seria o namoro da jovem com um policial. “Acharam que ela fosse X-9 (informante)”, acrescentou.
Também na noite de ontem, os pais de Luana — Miraldo de Sousa e Suili Rodrigues Rosa — prestaram depoimento na DH. A mãe contou que, no dia do desaparecimento, ligou várias vezes para o celular da filha, mas não obteve resposta. Suili disse acreditar que Luana teria ido mesmo para a Rocinha naquele dia, mas negou saber de envolvimento da moça com traficantes. Ela afirmou ainda que chegou a procurar a jovem no Hospital Miguel Couto, na sexta-feira.

De manhã, o delegado Felipe Ettore, diretor da DH, preferiu manter a cautela e tratou o caso como desaparecimento. Ele afirmou que pedirá a quebra do sigilo telefônico de Luana para tentar rastrear os últimos passos das jovens. Segundo o delegado, ainda há poucas informações sobre Andressa, pois a família não procurou a polícia.

Na Rocinha, o comentário entre moradores é de que as duas jovens foram mortas e esquartejadas por traficantes, a mando do chefão local, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem. O motivo seria o suposto relacionamento dela com o policial e que, a partir disso, a polícia teria apreendido 2,5 toneladas de maconha, mês passado. “Se ela realmente estava namorando um policial, precisamos apurar”, concluiu Ettore.

Luto em mensagens pela Internet

Nas redes sociais da Internet, amigos de Luana enviaram dezenas de mensagens em tom de despedida. O tom era ‘de luto’, como apareceu no título de muitos dos comentários.

As mensagens começaram a ser postadas antes mesmo de o desaparecimento da jovem ser registrado na 15ª DP (Gávea), na segunda-feira. Na sexta-feira, comentário de um casal no Orkut já falava sobre o sumiço: “O sonho acabou... fica com Deus”. No mesmo dia, amigo identificado como Júnior deixou a mensagem: “Descanse em paz”. Na quarta-feira, foi celebrada a missa de sétimo dia da modelo.

Emoção na despedida das amigas

Na segunda-feira, Cris, amiga e confidente da modelo, deixou um recado emocionado: “Luana, nunca mais vou esquecer aquele abraço que a gente deu. Eu me despedi de você e não sabia. Se ao menos eu sentiçe (sic) que iria acontecer essa tragédia tinha falado pra você se cuidar. Mas agora que está no céu, descanse em paz. Saudades eternas”.

Dani, outra amiga da modelo, também demonstrou sua dor: “Para uma grande amiga que jamais será esquecida. Lu, sempre lembrarei de todos os nossos momentos juntas. Agora, descanse em paz ao lado de Deus”.

Na rede social

Muito atraente. É assim que Luana se definiu em seu perfil na página do Orkut (site de relacionamentos). Bonita e muito vaidosa, gostava de se exibir, principalmente em fotos. De seus cabelos era o que ela mais gostava. Chegou até a ser capa também no Orkut de uma página chamada ‘Só para as que humilham’ sobre mulheres bonitas. Entre as comunidades que participava na Internet estavam ‘Toda Luana é linda’ e ‘Nasci para arrasar’.

Mãe de um menino de 2 anos, por quem se dizia apaixonada, ela manteve a forma depois da gravidez lutando boxe. Gostava também de futebol e era flamenguista doente. No samba, torcia pela Vila Isabel e Acadêmicos da Rocinha.

Luana chegou até a fazer curso de modelo na Rocinha mas não seguiu carreira. Ela trocou as passarelas pelo palco. Na favela, fazia peça de teatro infantil e também se vestia de Mamãe Noel nas festas de fim de ano, quando artistas e atletas subiam o morro para distribuir donativos. Segundo amigas, por ser bonita, sempre conseguia trabalho em eventos, era uma forma de ganhar dinheiro.

Como a maioria das jovens de sua idade, era festeira. Suas fotos mostram que Luana estava sempre em eventos, cercada de amigos e sorrindo, resultado de seu temperamento extrovertido, simpático e palhaço, como ela se definia. Gostava de dançar, sobretudo pagode e funk.

Romântica, gostava de demonstrações de afeto em público. ‘Mulher não se pega, conquista’ era uma de suas comunidades no Orkut onde ela também deixou registrado. “... Você pensa que é bom, Ser amante é doloroso .. Sai daí sua Recalcada.. Ser Fiel é mais Gostoso. A moral que Eu tenho com Ele .. Você nunca vai ter. Chora sua Otária a Luana é o Poder”, escreveu, lembrando letra de um funk.

Reportagem de Leslie Leitão, Marco Antonio Canosa e Maria Inez Magalhães

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário