domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Turista e a camiseta de futebol...






Em Copacabana apanho dois casais à caminho do Shopping Rio Sul...

Mineiros...

Foi ontem, sábado à noite...

Disfarçados de cariocas...

Engraçado como todo turista internacional chega no Rio de Janeiro e compra uma camiseta da Seleção Brasileira...

Mineiros e paulistas vestem uma do Flamengo...

Acham que passarão incógnitos...

Mal sabem que nenhum carioca - jamais - usa um camiseta da seleção senão em período de Copa do Mundo e camisetas de clubes somente são ostentadas no dia seguinte da vitória do time...

Qualquer menino trombadinha crackado consegue localizar turista pela camiseta de futebol ao longe...

No dia em que eu pretender fazer uma matéria sendo assaltado - coisa que nunca me ocorreu apesar de minha cara de trouxa - vou vestir uma camiseta de futebol...

A chance de sucesso - ou seria insucesso - é 100%...

Mas...

Só estou escrevendo esta zoação porque prometi para meus passageiros - uma rapaziada prá lá de gente boa - depois que eles anotaram o endereço de meu blog que confessei apenas no final da corrida...

Durante o percurso o de camisa do Flamengo ao meu lado comentou que tinha um 'amigo delegado' ao narrar algum episódio...

Adverti que no Rio de Janeiro não é prudente dizer que é amigo de ou policial...

Isto somente impressiona cidadão de bem...

Bandido adora ostentar escalpo de cana dura em seu currículum...

Policial no Rio de Janeiro, fora de serviço, nunca carrega identificação...

Como, então, policial civil sabe se o outro também é policial?


Existe quase que uma senha...


Só que não posso contar a mágica prá vocês aqui no blog...

Diversos policiais são proprietários de táxis...

Dia desses brinquei somente para checar esta tática, porém cheio de medo para não acabar em confusão...

Depois do blá-blá-blá o policial sai com esta:


- Acho que já trabalhei com você na DP da Pavuna?

- Duvido, não lembro de você, sou da antiga... Estou me aposentando, fiz parte da equipe do Sivuca, do Vígio e o Peninha foi meu parceiro até se perder...

- Tempo bom; não tinha tanta câmera por aí e nem direitos humanos...

O policial ficou com tanta admiração que pretendi me desmascarar...

- Na realidade não sou policial, nunca fui... Estava brincando, desculpe...


- Tá bom!

- É sério...


Ele não acreditou, mesmo eu jurando...


Prometi para mim mesmo jamais repetir a experiência...


Vai que o sujeito resolva se vingar e me enquadrar por falsidade ideológica...





Jorge Schweitzer







Nenhum comentário:

Postar um comentário