domingo, 16 de junho de 2013

Novo Protesto nesta Segunda, 17/jun/2013, 17h, na Cinelândia RJ








Novos protestos marcados Centro do Rio terá manifestação amanhã. 


Movimento ganha apoio em vários países 



CHRISTINA NASCIMENTO 


Rio - Nesta segunda-feira, o Centro do Rio deverá voltar a parar, como aconteceu quinta-feira. Está marcado para as 17h, na Cinelândia, o quinto protesto de estudantes por causa do aumento da passagem de ônibus na cidade, que subiu de R$ 2,75 para R$ 2,95. 


Na página do movimento na internet, cerca de 22 mil pessoas, até ontem, tinham confirmado presença. 


Hoje, o ato ganha apoio em outros países, como Alemanha e Irlanda, que terão protestos em solidariedade aos grupos de São Paulo e Rio de Janeiro. 


Em Berlim, a manifestação deve reunir duas mil pessoas, a maioria de brasileiros. 


Já em Dublin, o público esperado é de 2,5 mil. A mobilização fora do Brasil conta com protestos em pelo menos 27 cidades, entre elas: Paris, na França; Toronto, no Canadá; Londres, na Inglaterra; e Den Haag, na Holanda. 


Em Coimbra, Portugal, por exemplo, o movimento com a presença de estudantes brasileiros está previsto para a próxima terça-feira. 


O grupo formado em Nova York, nos EUA, criou a página ‘Em apoio ao Movimento Brasileiro — Violência Não’, e se surpreendeu ao ver a confirmação de mil pessoas no ato pré-agendado para terça-feira. 


“A intenção dos organizadores era manifestação com 15 pessoas. Não tínhamos ideia de que chegaria a esse ponto”, diz recado na página. O movimento ‘Democracia não tem Fronteiras’, de Barcelona, na Espanha, se reuniu ontem para definir como será a atuação em apoio aos brasileiros. 


Mais atos em Santos e Belo Horizonte Novas manifestações foram realizadas, ontem, em Belo Horizonte (MG) e Santos (SP). Na capital de Minas Gerais, cerca de oito mil pessoas foram às ruas do centro. 


O grupo protestou contra a violência policial em São Paulo e ainda pediu a revisão do aumento da passagem de ônibus em Belo Horizonte. 


Na quinta-feira, o Tribunal de Justiça de Minas proibira manifestações no estado durante a Copa das Confederações. 


O pedido foi feito pelo governo do estado. Também ontem, o grupo Luta Nacional contra o Aumento das Passagens — Baixada Santista fez manifestação em Santos. Centenas de pessoas se concentraram com faixas e cartazes na orla e seguiram até o centro.



PS: Vou estar lá distribuindo panfletos sobre a tragédia de Joanna Marcenal aos participantes da manifestação... Quem sabe mais a adiante eles não poderão estar comigo na porta do Forum cobrando Justiça? Quem sabe?! ... JS





4 comentários:

  1. BVELEZA! MAIS UM DIA DE FERIADO. VOU PRA CASA MAIS CEDO. HAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro em breve ao invés de voltar pra casa mais cedo você irá engrossar os protestos... Questão de tempo... E razão! JS

      Excluir
    2. Na boa... Acho que os Estudantes do Pais precisam parar de ser "fantoches" de Partidos Políticos. A verdade é uma só, ninguem está interessado em ajudar a sociedade , exceto àqueles estudantes que lutam pelo Brasil igualitário, o que vemos hoje nestas manifestações que vem ocorrendo é puro interesse político. Partidos que antes presavam pela socialização, digo PSTU e PSOL, hoje estão radicalizando ao extremo e influenciando nossos estudantes de forma a revindicar irracionalmente. Não sou partidário de nenhum partido, só penso e expresso minhas opiniões. Não quero esse fulano...não voto nele, não será um Bolsa família que comprará meu voto, menos ainda uma revolta radical.

      Excluir