domingo, 31 de julho de 2016

Guilherme Capel Pasqua, o médico professor Pasquale corretor ortográfico de paciente humilde





Após ofender paciente na web, médico anuncia trabalho voluntário
Médico também se ofereceu para cuidar de toda a saúde da família.
Encontro aconteceu na casa do paciente, que o perdoou.


Renata Victal
Do G1 Campinas e Região


"Eu errei, me arrependi e me sinto mal com isto. Este pedido de desculpas vai a todos os brasileiros que se ofenderam com a brincadeira da "peleumonia". Sr. José Mauro hoje tornou-se meu amigo",  escreveu o médico Guilherme Capel ao lado de uma foto em que aparece abraçado a José Mauro de Oliveira Lima.

O mecânico de 42 anos foi o último paciente a ser atendido pelo médico na última quarta-feira (27) no Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra (SP), e havia se sentido ofendido com uma foto também publicada pelo médico no Facebook com o seguinte dizer: “Não existe peleumonia e nem raôxis”. O reencontro dos dois aconteceu na tarde deste domingo (31), na casa do mecânico. Além do pedido de desculpas, Guilherme se ofereceu para ser médico da família. Os dois conversaram e resolveram a questão.

 "Fui até a casa do mecânico que virou símbolo nacional. Diante da exposição ao hospital Santa Rosa de Lima de Serra Negra gostaria também de me retratar. Como prova disso, fico à disposição da ONG que ajuda este hospital para realizar plantões voluntariados nos quais todo o dinheiro arrecadado será destinado a ONG  que ajuda este hospital. Este sou eu: Guilherme Capel Pasqua.

Ao fim do post, o médico publicou o telefone (19) 38924946 para quem também quiser doar para esta a ONG Reviver.


Desculpas aceita

Diagnosticado com pneumonia na quarta-feira, José Mauro ainda se recupera da doença, mas diz se sentir melhor. Ele conta que a visita inesperada foi bem vista por toda a família.

"Ele veio esclarecer o meu entendido, pediu desculpas e eu desculpei. Ele é uma pessoa boa, que teve um momento errado. Ele é novo e vai aprender com o tempo.  Não foi nada que a gente não possa perdoar", contou José.

Depois do encontro, ele diz esperar encontrar o médico novamente no Hospital Santa Rosa de Lima. "Ele é muito bom médico. Minha patroa também acha ele um bom médico e ele nos atendeu bem. Foi uma brincadeira de mau gosto. Espero que ele volte a trabalhar no hospital de novo".

Ele é uma pessoa boa, que teve um momento errado. Ele é novo e vai aprender com o tempo.  Não foi nada que a gente não possa perdoar"


José Mauro, mecânico

Ontem o médico já havia enviado ao G1 um vídeo onde pedia desculpas a todos que haviam ficado ofendidos com a foto em que debochava dos pacientes do hospital e reforçou que não havia endereçou a brincadeira a um paciente específico.

"Dizer peleumonia, raôxis não desmerece ninguém. Português varia de acordo com o contexto social. Repito, foi uma brincadeira infeliz, não endereçada a ninguém, a nenhum paciente. Criaram um personagem que não existe. Quero dar um último recado para o Brasil. Quero sim que vocês odeiem sim o preconceito, quero que vocês odeiem pessoas que diminuam o próximo, mas não me odeiem porque esse, não sou eu", diz no vídeo.


Sindicância

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu na sexta-feira (29) uma sindicância para para apurar a atitude do médico. O processo pode levar de seis meses a dois anos para ser concluído.

O primeiro passo da sindicância é averiguar os fatos denunciados, coletar provas (prontuários, receitas, laudos e outros documentos), uma manifestação escrita e, sempre que necessária, audiência com os envolvidos.

Se forem constatados indícios de infração ética, que consiste no descumprimento de algum artigo do Código de Ética Médica, passa-se à segunda fase: a instauração do processo ético-profissional. Sem indícios, a denúncia é arquivada.

Ao ser considerado culpado, o profissional poderá receber uma das cinco penas disciplinares aplicáveis, previstas em Lei, pela ordem de gravidade:

A pena A prevê uma advertência confidencial em aviso reservado; a pena B, censura confidencial em aviso reservado; a C censura pública em publicação oficial; a pena D, suspensão do exercício profissional por até 30 dias e a pena E prevê a cassação do exercício profissional.



PS: Curioso desta história toda é que termos e gírias de população de baixa renda servem exatamente para identificarem sintomas... O que este projeto de rascunho de médico  desconhece é que a médicos de verdade são adestrados exatamente para entenderem expressões populares de pessoas sem instrução sem corrigi-las... Assisti pessoalmente residentes do Hospital Souza Aguiar sendo instruídos para se familiarizarem expressões populares desconhecidas... E, o tal Guilherme Capel Pasqua providencia algo inimaginável que contraria qualquer procedimento padrão da medicina expondo paciente ao ridículo apenas para demonstrar sapiência indevida... Acredito que  Guilherme Capel Pasqua tenha se arrependido apenas pela repercussão na internet que enterraria sua carreira definitivamente ao marcá-lo para sempre nas opções do Google como dotô Guilherme Capel professô Pasquale... Jorge Schweitzer



2 comentários:

  1. Excelente abordagem Jorge do fato.

    E como sempre, você tem razão.

    O ilustre facultativo somente resolveu pedir desculpas, publicamente, porque a sua carreira, possivelmente, estaria enterrada, e ele se converteria em enfermeiro.

    Duvido que a família do paciente tenha aceitado a prestação de serviço gratuito pelo médico. Afinal, ele poderá ministrar óleo de...mamona.

    ResponderExcluir
  2. Se arrependeu e esta trabalhando em Várzea Paulista agora. E causando... Essa situação que descrevo abaixo aconteceu com uma AMIGA minha, Luciane Morais,(https://www.facebook.com/luciane.morais1) que encaminhou o relato ao prefeito:

    "MENSAGEM QUE ACABO DE MANDAR PARA O PREFEITO:
    Boa tarde querido Prefeito Juvenal! Quem é o dono do hospital? Porque acabo de entrar em conflito com um jovem médico(o qual não quis dizer o nome) pois estava com sua Mercedes B200 estacionado em frente a minha garagem, e não tinha como eu sair com meu carro. Fui atrás do mesmo no hospital e ele veio agressivo e mal educado, querendo brigar e me encarou quase nariz com nariz, o que ele não esperava é que meu marido (que é um ARMÁRIO) estava dentro de casa e saiu, foi então que ele se acalmou e me disse: QUE ESPERA QUE EU NÃO PRECISE NUNCA DO HOSPITAL DA CIDADE POIS ELE É O DONO E QUE EU NUNCA SEREI ATENDIDA LÁ!!!!
    Como assim? Eu jurava que o dono(os donos) deste hospital sou eu, e toda a população. Agora vem um jovem de Atibaia me dizendo que ele é o dono e que eu nunca serei atendida lá!!!!!?????
    Como assim? O senhor sabe quem são as pessoas que estão na Gestão do seu Governo?
    Espero uma resposta, porque vou buscá-la. Olha nas mãos de quem estamos.
    Abre o Olho, as pessoas não são tão boas quanto o senhor e vão acabar com a sua Gestão!"

    Raquel Barbosa
    raquelbetel@gmail.com
    (tá dando erro pra comentar com meu perfil do google)

    ResponderExcluir