terça-feira, 5 de julho de 2016

Pablo do Arrocha e Nietzsche






A internet nos proporciona presenciar verdades absolutas proferidas por anônimos que outrora reservadas apenas a pensadores consagrados...

Sabe aquela sacada tão evidente que todo mundo já pensou mas não conseguiu jamais traduzir em linguagem articulada?

Pois é...

A rede alargou este caminho fechado aos filósofos celebrizados...

O mais bacana é que o imaginário coletivo por vezes depende apenas da reflexão observadora de um único iletrado com suas confusões ortográficas para clarear o óbvio sintático natural...

O que tínhamos mania de adjetivar de ditos populares sem autoria...

Frases simples que todo mundo entende quando o sofrêncio Pablo do Arroxa se esgoela convincente...

Ou Chitãzinho ou Xororó solfejam Evidências...

"Quando eu digo que deixei de te amar
É porque eu te amo
Quando eu digo que não quero mais você
É porque eu te quero
Eu tenho medo de te dar meu coração
E confessar que eu estou em tuas mãos
Mas não posso imaginar
O que vai ser de mim
Se eu te perder um dia..."

Regredi para comparar com frases ditas por Lou Andreas Salomé, a musa paixão platônica de Nietzsche cheia de próclises, ênclises e mesóclises:

"Tu, céu claro sobre mim,
Quero confiar-me a ti
Não permitas que o prazer e a dor daqui
De admirar-te possam-me impedir!
Tu, que sobre tudo te projetas,
Através de espaços e através dos ventos,
Mostra-me aonde vais, pois é minha meta
Reencontrar-te em todos os momentos.
Do prazer não quero ver o fim
Não fugirei do sofrimento que abate,
Espaço e mais espaço é o que quero sobre mim
Para ajoelhar-me sobre o azul e venerar-te."

Putz!

Na verdade...

Paixão é um troço direto que dispensa  frases elaboradas...

Complicou linguajar a dona vai procurar outro língua solta mais convincente...

Amor verdadeiro necessita de expressão real com uma braçada de flores, bombons da Kopenhagem, um automóvel zero envolto em laço vermelho e um anel de diamantes...

O resto é história fiada sem fim...




Jorge Schweitzer






Nenhum comentário:

Postar um comentário