terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Médica legista Maria Ângela Zucchetto: 'A gente veste uma armadura'
‘Não podemos vacilar, a gente veste uma armadura’, conta responsável pela perícia da tragédia em Santa Maria
Luã Marinatto
Extra/Globo
"Tenho 25 anos de medicina legal. Jamais imaginei passar por um negócio desses".
É assim que Maria Ângela Zucchetto, responsável pela 5ª Coordenadoria Regional de Peritos, descreve o cenário pós-incêndio na boate Kiss.
Ela é a supervisora de todo o serviço de perícia da tragédia.
Maria Ângela não está sozinha.
Não por acaso, o Departamento Médico-Legal da cidade tem apenas duas mesas de necrópsia, além de outros dois lugares na câmara-fria.
O trabalho de identificação e reconhecimento dos 231 mortos na tragédia precisou ser feito no Centro Esportivo Municipal.
- Houve momentos em que eu olhava e tinha vontade de me desesperar junto com os familiares. É uma coisa muito triste, mas não podemos vacilar. A gente veste uma armadura. Você não pode ficar emotivo, porque aí o trabalho não anda - conta Maria Ângela, de 53 anos.
Com os pés fincados, por necessidade, no profissionalismo, a médica-legista só viu a ficha cair ao tomar café da manhã, ontem, depois de horas lidando com as vítimas ao longo de todo o domingo.
- Vi que o governador tinha chorado, que a presidente Dilma tinha chorado... Foi aí que acabei chorando também - diz Maria Ângela, categórica:
- Você não tem noção do que é se não está lá.
Para a perícia no interior da boate, foi preciso convocar funcionários de Porto Alegre, com mais experiências em incêndios de grandes proporções. Já a identificação dos mortos foi feita por 13 legistas, entre profissionais de Santa Maria e de várias cidades próximas.
- A cena que mais me marcou foi a da última vítima reconhecida. O desespero de uma parente, talvez já pela esperança de que ela não estivesse entre os mortos... Foi uma cena horrível. São imagens que eu com certeza nunca mais vou esquecer - garante a médica-legista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário