terça-feira, 28 de junho de 2016

O 'Muro da Gentileza' do Colégio São Vicente de Paula no Cosme Velho RJ






Intervenção feita por colégio chama a atenção de quem passa pelo local.
Proposta da ação é: 'Se precisar, pegue; se quiser, deixe'.


Daniel Silveira


Do G1 Rio


Roupas penduradas sobre um painel colorido pintado em um muro chamam a atenção de quem passa pela Rua Cosme Velho, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul do Rio. À primeira vista, pode parecer uma vitrine. Mas, a palavra “gentileza”, destacada sobre o cabideiro, indica o valor simbólico, não financeiro, da ação: um espaço onde quem precisa, pode pegar os objetos, e quem quiser, pode deixar algo para ser retirado.

No fim da tarde desta segunda-feira (27), a dona de casa Tânia Moraes, de 46 anos, pendurava algumas peças de roupa no referido muro. Sua intenção era retribuir a aquisição da filha, de 7 anos, que ganhou uma saia retirada do local horas antes.


“Sei que eu não precisava deixar nada em troca. Mas se eu peguei algo e tenho coisas em casa que não uso, porque não deixar para alguém que venha a usar. Hoje em dia a gente tem uma atitude de acumular muito. Precisamos desapegar”, contou Tânia.

A declaração da dona de casa vai de encontro ao objetivo do Colégio São Vicente de Paulo, que promoveu a intervenção batizada de “Muro da Gentileza”, que foi inaugurada no sábado (25). “A ideia não é de promover uma troca. Este é um muro de exercício do desapego”, explicou a coordenadora comunitária do colégio, Laura Regent.

Segundo Laura, o muro foi idealizado pela professora de sociologia do colégio, Renata Salomone, e inspirado em uma iniciativa que, segundo explica um cartaz fixado no local, teria surgido no Irã. 

A concepção artística foi feita pela professora de artes da escola, Cacau Marçal, e toda a execução do projeto contou com o envolvimento dos alunos.

“É um projeto multidisciplinar. Professores de várias áreas motivaram seus alunos. Foram cerca de 150 estudantes envolvidos. No evento de inauguração, eles fizeram um grande sarau, além de intervenções artísticas e musicais”, contou Laura.

“Eu achei bem legal. As pessoas podiam ter mais sensibilidade e fazer mais coisas assim. Minha filha de dois anos tem muita coisa que não usa mais e eu vou trazer para cá”, disse a dona de casa Viviane do Nascimento, que parou para admirar o muro.

Além do espaço para roupas, o Muro da Gentileza do Colégio São Vicente de Paulo conta com prateleiras onde podem ser depositados calçados, CDs, DVDs, livros e outros objetos. “A gente quis dar uma pegada que fosse além da doação de objetos. 

Então, queremos estimular também a troca de algo que tenha valor apenas simbólico, como poesias que serão deixadas pelos alunos”, destacou Laura Regent, coordenadora comunitária do colégio.





PS: Taí uma excelente ideia  fácil de ser copiada com êxito... JS






Nenhum comentário:

Postar um comentário