quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vídeo completo do roubo de moto gravado por câmera no capacete e ladrão baleado em SP







Motociclista que gravou roubo posta íntegra de vídeo no qual xinga ladrão 'Vai roubar agora no inferno, maluco', diz vítima para criminoso baleado. 

Câmera em capacete gravou PM atirando em assaltante em São Paulo.


Kleber Tomaz 
Do G1 São Paulo 

O motociclista Anderson de Oliveira, de 35 anos, divulgou nesta quarta-feira (16) a íntegra da gravação que mostra um assaltante roubando sua moto e sendo baleado por um policial militar em São Paulo, no último fim de semana. 

Ele decidiu ainda se identificar e aproveitar a repercussão do caso para homenagear a Polícia Militar e pedir mais viaturas na região. 

"Não queria ter que ficar escondido como um rato de esgoto porque sou trabalhador sou digno e não faço mal a ninguém", disse Oliveira, que trabalha como vigilante. 

No vídeo divulgado nesta quarta, ele agradece o policial militar e protesta contra o ladrão atingido por dois tiros disparados por um oficial que passava de carro pelo local. 

Ao fim de pouco mais de 8 minutos da filmagem feita com uma câmera acoplada ao capacete, o vigilante desabafou. “Obrigado, polícia. Obrigado, polícia. Brigado mesmo. Vai roubar agora no inferno, maluco. Você vai roubar no inferno. Minha moto você não vai levar não. Minha moto você não vai levar. Graças a Deus”, fala a vítima para o assaltante na filmagem completa exibida nesta manhã. 

O crime ocorreu por volta das 15h do sábado (12) passado na esquina das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral, na Zona Leste da capital paulista. 

O criminoso estava armado na garupa de uma motocicleta Twister Honda, de cor vermelha e 250 cilindradas, conduzida por seu comparsa, que fugiu e é procurado pela Polícia Civil. 

O desempregado Leonardo Escarante Santos, de 18 anos, foi preso em flagrante e continua internado em um hospital, sob escolta policial. 

'Vai morrer' 

Nas imagens é possível ver Leonardo se contorcendo e dizendo que não iria resistir aos ferimentos. “Ai, ai, ai. Eu vou morrer”, afirmou o baleado. 

“Vai morrer mesmo. Vai beber no inferno. Vai beber o capeta, agora. Vai meter arma na cara dos outros? Aí é foda, ainda bem que tá gravando. Tentaram me roubar aí tio”, diz Anderson apontando para o criminoso que tentou roubar sua Hornet Honda branca de 600 cilindradas, avaliada em mais de R$ 30 mil. 

Em outro momento do vídeo, ele critica o assaltante por preferir roubar a trabalhar. “Você não gosta de roubar? Trabalhar não quer, né? Sabe quanto eu estou trabalhando para comprar esta moto? Sabe quanto eu estou trabalhando para comprar essa moto? Você não sabe, né, rapaz, para levar assim tão fácil?”, desabafa o vigilante. 

Antes do fim da gravação, Anderson posiciona a câmera em direção ao assaltante caído e faz questão de resumir o que ocorreu. “É o vacilão, aí, ó. Foi me roubar, aí, ó. (...) Polícia picou bala nele, aí, ó! Roubar hornetão, mano.” 

 Motociclista cita homenagem 

Procurado pelo G1 para comentar o assunto, o motociclista, que antes não queria se identificar e havia só divulgado cerca de 3 minutos das filmagens, onde não aparece, resolveu mudar de ideia. 

Apesar de ainda temer ser alvo do outro criminoso que escapou, disse que quis divulgar o vídeo completo para mostrar o risco que um motociclista sofre por conta da violência em São Paulo. 

“A filmagem foi um desabafo para todo mundo, um protesto. Eu não esperava essa repercussão mundial. Fiquei feliz porque polícia prendeu o meliante”, falou Anderson. 

“Eu queria que o secretário da Segurança Pública honrasse os policiais treinando-os e armando-os melhor e reforçar o policiamento na área porque no dia do assalto não havia viaturas na região. Fica meu desabafo”, disse o vigilante ao G1. 

Repercussão 

O caso teve repercussão na imprensa internacional. "Cheguei a ser entrevistado pela CNN dos Estados Unidos", disse o vigilante à reportagem. 

O G1 procurou a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para falar com o 10º Distrito Policial, na Penha, que registrou o caso e indiciou Leonardo por ‘tentativa de roubo de veículo e lesão corporal decorrente de intervenção policial.’ 

Até a publicação desta matéria, a pasta não havia dado retorno sobre o questionamento da reportagem. Em nota divulgada no fim de semana, a SSP havia informado que o criminoso só foi baleado pelo policial militar porque ‘reagiu à abordagem de um policial militar que voltava para casa após o trabalho’. 

Ainda segundo a pasta, o PM, de 45 anos, ‘estava parado em seu carro no sentido oposto da avenida. 

Após presenciar a ação, o PM saiu do automóvel e deu voz de prisão aos assaltantes, momento em que o desempregado apontou o revólver calibre 38. Então, o policial atirou.’ 

O segundo criminoso fugiu na Twister, sem levar nada. 

‘Leonardo Escarante Santos foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Municipal do Tatuapé, onde passou por cirurgia e ficou internado sob escolta policial.’ 

A moto da vítima foi apreendida e devolvida a Anderson. O revólver de Leonardo, que tinha a numeração raspada, foi recolhido para perícia juntamente com a pistola .40 do policial. 

Também foram apreendidos com o criminoso um chinelo, celular, R$ 177, boné, cinto e os óculos escuros que o desempregado usava.




4 comentários:

  1. A Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosario se comove com o sofrimento do ladrão
    http://joselitomuller.wordpress.com/2013/10/15/maria-do-rosario-se-comove-ao-ver-video-de-assaltante-sendo-baleado/

    ResponderExcluir

  2. Ele retirou a postagem que parece ser uma zoação e colocou esta:

    Blogueiro que inventou boato sobre Maria Rosário é internado em hospício
    This entry was posted on Outubro 16, 2013, in Mundo. Bookmark the permalink. 56 Comentários
    Joselito, ao centro, ficará internado no hospício
    Joselito, ao centro, ficará internado no hospício
    Após espalhar boato que ganhou enorme repercussão nas redes sociais nas últimas vinte e quatro horas, o blogueiro Joselito Müller foi preso na manhã de hoje.
    Joselito, autor do blog “Jornalismo destemido”, divulgou falsa notícia segundo a qual Maria do Rosário teria “ficado comovida ao ver vídeo de policial alvejando assaltante” (veja a postagem)
    Conduzido à sede da Polícia Federal em Natal, Rio Grande do Norte, ele foi inquirido o motivo pelo qual inventou falsas declarações atribuídas à secretária nacional de direitos humanos, Maria do Rosário, respondendo que, “viajei pro futuro e vi ela dizendo isso. Como divulguei antes e pegou mal, ela desmentiu”.
    Joselito se referiu à nota divulgada pela Secretaria de Direitos Humanos sobre o fato: Confira.
    Face a falta de sentido de suas declarações, Joselito foi submetido a exame psiquiátrico, sendo diagnosticado como esquizofrênico.
    Diante de tal diagnóstico, ele foi conduzido ao manicômio judicial, onde aguardará o curso da ação penal que responderá.
    Segundo o advogado de Joselito, “caso seja considerado que ele cometeu algum delito, ele será submetido a medida de segurança.”
    Joselito não se abalou com a custódia cautelar, pois disse que “apesar dos pesares, foi a primeira vez que alguém conseguiu fazer com que ela (Maria do Rosário) desse uma declaração em favor da polícia.”

    ResponderExcluir
  3. Pena q esse desgraçado nao morreu.
    Quem já foi assaltado sabe como é revoltante ver um vagabundo como esse levando um bem que você batalhou muito pra conseguir.

    ResponderExcluir