sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"As Polacas – Flores do Lodo" no CCBB Rio de Janeiro





As Polacas – Flores do Lodo
Rivalidade entre prostitutas polacas e brasileiras tem samba e polca
Com idealização da atriz Luciana Mitkiewicz, o espetáculo “As Polacas – Flores do Lodo” chega ao palco no Rio de Janeiro, com texto e direção de João das Neves.

O enredo da montagem conta a história de polacas que desembarcaram no Brasil para fugir da fome e da perseguição religiosa. As refugiadas da Polônia encontram-se pobres, longe da família, semianalfabetas e sem saber falar o idioma do país onde chegaram, além de começarem uma rivalidade com prostitutas locais. A saída encontrada por elas para mudar a realidade é criar uma associação de apoio mútuo: erguem o próprio cemitério e ajudam a promover a cultura e a religião judaica entre os brasileiros.

Com muita polca e samba, “As Polacas – Flores do Lodo” evidencia na música a disputa entre as prostitutas negras da Praça Onze, no Rio de Janeiro, e as prostitutas polacas. “Não é um musical, a palavra é o ponto alto do espetáculo. Mas tirei partido sim do contexto, afinal a peça se situa entre duas culturas muito musicais”, conta o diretor João das Neves. Parte do lado musical do espetáculo são canções originais, especialmente compostas pelo diretor musical Alexandre Elias, além de samba, polca, maxixe e milonga.

No total, 13 atores integram o elenco para encenar a peça, que conta com nomes como Ivone Hoffman, Iléa Ferraz, Gillray Coutinho, Wilson Rabelo, Tourinho, Leonardo Miranda, Alexandre Akerman, Carla Soares, Marina Elias, Rodrigo Cohen, e Luciana Mitkiewicz. A pesquisa histórica de “As Polacas – Flores do Lodo” é de Clarisse Fukelman e a consultoria judaica é de Frida Zalcman.

As Polacas – Flores do Lodo
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Tel.: (21) 3808-2020
Quarta a domingo, às 20h
Este espetáculo não é recomendado para menores de 16 anos.
Semanal Domingo, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado.
Até domingo 18 dezembro 2011. às 20:00 A partir de R$ 3,00
a R$ 6,00


PS: Já escrevi por aqui sobre as 'polacas' e o cemitério abandonado aqui no Rio de Janeiro onde enterravam prostitutas judias e seus parentes... Não achei o texto para mostrar prá vocês... Depois tento encontrar... Outra coisa foi que, salvo equívoco, o João das Neves deve ser o diretor de uma peça que assisti no RJ quando cheguei por volta de 1974... Chamava-se 'O Último Vagão'... Acho... Putz minha memória está uma mierda... Mas não é a idade, sempre fui assim... JS







Um comentário:

  1. Que memória, que idade nada... as falhas na memória dele tem nome : É Tontola... Por isso que fica oferecendo "Vanusa cantando o Hino" pros outros ! Né não ?

    ResponderExcluir