sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Forna Nacional de Segurança chega à Santa Catarina: dois aviões, tropas e armas





Força Nacional envia 2 aviões com armas e tropas 

Policiais vão ajudar a combater a onda de violência no Estado 


Fabrício Escandiuzzi 


O governo de Santa Catarina confirmou que a Força Nacional de Segurança chegou ao Estado para ajudar a polícia a combater a onda de violência. 

Segundo a assessoria do governo, um avião Hércules desembarcou na tarde desta sexta-feira, com armas e tropas, e outro chegaria ainda hoje. 

Os policiais foram encaminhados para o Centro de Treinamento da PM e receberão as ordens do Comando-Geral da corporação. 

Não foi confirmado em quais cidades eles vão atuar nem quanto tempo ficarão no Estado. 

Há menos de uma semana, o Estado havia questionado a "utilidade" dos profissionais. 

De acordo com o comandante da PM, coronel Nazareno Marcineiro, "detalhes da atuação da Força não serão revelados". 

Ele chegou a declarar que os militares catarinenses tinham “brio” e que a presença de tropas federais seriam de "pouca utilidade". 

Também nesta sexta-feira, o governo estadual e a prefeitura de Florianópolis decidiram reforçar a escolta aos ônibus da capital e região metropolitana para que as empresas de transporte coletivo cumpram o horário mínimo, com linhas atendendo todas as regiões das 6h às 23h. 

De acordo com o governo estadual, para preservar a segurança dos motoristas, cobradores e dos passageiros, 80 veículos, sendo 40 cedidos pela prefeitura e 40 pelo Estado, serão usados para escoltar os ônibus a partir das 20h. 

Desde 30 de janeiro, quando teve início a onda de violência em Santa Catarina, 37 ônibus foram incendiados na região. 

Nesse período, foram registrados 100 atos violentos em 30 municípios. 

Veículos foram incendiados e foram disparados tiros e jogados coquetéis-molotovs contra prédios públicos. 

As ocorrências foram registradas nos municípios de Navegantes, São José, Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Palhoça, Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna, Araquari, Gaspar, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Maracajá, Ilhota, Tubarão, Chapecó, Indaial, Brusque, Blumenau, Garuva, Bom Retiro, São Bento do Sul, Rio do Sul, Porto União, São João Batista, São Miguel do Oeste, Içara, Imbituba e Guaramirim.


PS: Demorou até demais o governo de Santa Catarina aceitar auxílio da FNS, neste instantes em que a população fica encurralada por bandidos não cabe titubear... Agora, resta igualmente punir exemplarmente os agentes penitenciários que torturaram presos e evitar com firmeza que a covardia volte a ocorrer... Tortura contra alguém confinado é crueldade inimaginável que não cabe em nenhum sociedade minimamente civilizada... JS










Um comentário:

  1. O Governo de Santa Catarina deve aprender com esta tragédia que não deve colocar o interesse político acima da segurança da população.

    ResponderExcluir