sexta-feira, 13 de julho de 2012

Walter Salles fala sobre 'Na Estrada' que estréia hoje






Versão de 'Na estrada' tem mesmo espírito do livro, diz Walter Salles
Filme baseado na obra de Jack Kerouac estreia nesta sexta-feira (13).
Kristen Stewart, de 'Crepúsculo', e a brasileira Alice Braga estão no elenco.

Henrique Porto Do G1, no Rio

Desde 1979, quando o cineasta Francis Ford Coppola adquiriu os direitos cinematográficos do livro "On the road", foram várias as tentativas de levar a cultuada odisseia do escritor Jack Kerouac pelo interior dos Estados Unidos às telas. Nestes mais de 30 anos, o projeto chegou a passar pelas mãos de diretores como Jean-Luc Godard e Gus Van Sant e dos roteiristas Barry Gifford e Roman Copolla (filho da Francis), até cruzar o caminho do brasileiro Walter Salles. A espera pela adaptação da bíblia beat, que formatou a cabeça de gerações de jovens, chega ao fim para os brasileiros nesta sexta (13), quando chega aos cinemas o longa "Na estrada". Mas como encarar a ansiedade e e a responsabilidade de contar uma história tão conhecida e admirada?


"Você tem que lidar com a expectativa das pessoas e tentar fazer o melhor. No meu caso, mergulhei por oito anos numa pesquisa. Tentei entender o que estava por trás da obra do Kerouac, as motivações da geração dele. Conversei com vários personagens do livro que estavam e ainda estão vivos, e isso acabou formando uma base para adaptação. O resultado é um trabalho coletivo que a gente divide agora com o público. Então eu diria que a pressão é natural. O que torna a coisa mais difícil é exatamente o fato de ser a adaptação de um livro conhecido”, diz Salles em entrevista exclusiva ao G1.

A sensação não é nova, relembra o cineasta citando o longa "Diários de motocicleta", de 2004. "Imagine o que representa fazer um filme sobre um momento tão emblemático da vida do jovem Ernesto Guevara que, junto com Alberto Granado, atravessa a América Latina e decide o próprio futuro. Com 'Na estrada', o processo é semelhante. As pessoas que leram o livro têm uma ideia de como esses personagens devem ser e se perguntam: ‘Será que no filme esses atores preenchem essas expectativas?", indaga o brasileiro. "Porque era muito importante que fizéssemos um filme que respeitasse o espírito do livro”, destaca.

"Na estrada" traz Sam Riley no papel do protagonista Sal Paradise, uma versão do próprio Kerouac, cuja vida é transformada pela chegada de Dean Moriarty, vivido por Garrett Hedlund. Juntos cruzam os Estados Unidos numa viagem regada a álcool, drogas, jazz e sexo. Durante parte da empreitada, são acompanhados pela bela Marylou, interpretada por uma sexy e desinibida Kristen Stewart, a Bella da série "Crepúsculo", que protagoniza tórridas cenas de nudez.

"Foi muito fácil de trabalhar com ela. Acho que Kristen tinha consciência do que o papel pedia. Não foi difícil em nenhum momento, não disse 'não' para nada. Ao contrário, estava ali pronta para tentar realmente encontrar a cada take alguma coisa que pudesse ser mais interessante do que no anterior”, conta Salles.

Quem também está no elenco é a atriz brasileira Alice Braga. Como Terry, vive uma breve história de amor com o protagonista, nos campos de algodão da Califórnia. "Ela é uma jovem mulher, mãe solteira, que a vida fez amadurecer muito mais rápido do que normalmente seria. Ela é totalmente fora desse universo das da droga, da música, da experimentação e do desconhecido. Mas influencia Sal, nessa jornada de descobrimento, de uma outra forma. É o momento em que ele sai desse universo beat", explica a atriz.

A incursão de Walter Salles no universo de Jack Kerouac renderá ainda o documentário "Searching for On the Road", que relata o trabalho de pesquisa e documentação que precedeu as filmmagens. São mais de 100 horas de material gravado, que inclui entrevistas e cenas inéditas, que acabaram deletadas da versão final do longa.

"A ideia é fazer um documentário que seja independente do filme, que tenha uma vida própria. Conversamos com poetas como Ferlinghetti, Michael McClure e Diane di Prima, que eram amigos de Kerouac e o conheciam realmente bem, e com gente influenciada por essa geração, caso de Win Wenders, David Byrne e Lorrie Anderson", adianta o diretor.

Momentos especiais

Do período compreendido entre pré-produção e os dias após a conclusão das filmagens de "Na estrada", Walter elege dois momentos especiais: a dedicação do ator Viggo Mortensen à interpretação do esquisito Old Bull Lee — inspirado no escritor e poeta William S. Burroughs — e uma última viagem refazendo o roteiro original do livro de Kerouac, que incluiu o ator Garrett Hedlund.

“Éramos cinco pessoas viajando no carro original, que evidentemente ia quebrando. Então fomos conhecendo mecânicos geniais no meio do caminho, que iam salvando a gente de dois em dois dias", diverte-se Salles. "E, quando Garrett não estava ao volante, tocava coisas dele ou de Bob Dylan na guitarra. Ele é um cara supertalentoso, canta bem", elogia.




PS: Hoje perguntei prô Walter se o bagulho usado nas cenas é de verdade... JS





Nenhum comentário:

Postar um comentário