sexta-feira, 11 de maio de 2012

Internet é a mídia mais consumida no Brasil e supera TV e jornal





Rebecca Porphírio

Um estudo inédito realizado pelo IAB Brasil revela que, para o brasileiro, a Internet já é o meio de comunicação mais importante.

De acordo com a pesquisa, um em cada três brasileiros consome pelo menos duas horas de Internet por dia e navega em sites por pelo menos quatro aparelhos diferentes.


Comparada ao rádio, à TV e ao jornal, a Internet já é a mídia mais consumida, não só em casa, como no trabalho, na escola, em restaurantes, shoppings e reuniões presenciais.

Dentre os quase 40% que surfam pelo menos duas horas por dia, somente 25% conseguem gastar o mesmo tempo com a TV. Essa, por sinal, é o meio menos usado entre jovens de 15 a 24 anos.


De maneira geral, mulheres consomem mais mídia do que homens

O público feminino passou o masculino no quesito preferência e consumo de atividades de mídia. 84% das internautas usa a Internet várias vezes ao dia e 65% assiste TV frequentemente enquanto navega na web.

Em casa, a Internet é a mais utilizadas das mídias em todos os períodos do dia: 69% acessam pela manhã, 78% também acessam à tarde e 73% conectam à noite.

Apesar do cada vez maior acesso a smartphones e tablets, desktops (77%) e laptops (59%) ainda são as formas mais usadas para acessar a Internet.


O consumo de mídia em mais de um dispositivo é uma tendência.

De acordo com a pesquisa, 66% da audiência online já acessa a Internet por mais de dois aparelhos diferentes e 25% dos adultos entre 25 e 34 anos acessa através de quatro ou mais dispositivos.


O uso do computador em paralelo com outras mídias também é maior. 61% usa um desktop ou laptop para acessar a Internet enquanto assiste à TV.

Maioria de 65% são mulheres.


De acordo com a pesquisa, o público online no Brasil é aberto e receptivo à propaganda digital. 36% acha que anúncios na web incomodam menos e são mais sinceros que em outros canais. 44%, no entanto, acredita que anúncios de TV ainda são mais marcantes que em outras mídias.

O estudo apontou ainda que as redes sociais estão mais presentes nas classes sociais com menos poder aquisitivo e que um terço das pessoas prefere navegar mais do que qualquer outra atividade.

Surpreendentemente, esse número inclui também adultos com mais de 55 anos.


Via IAB Brasil


PS: Quem ignorar a força da Internet está frito... Mesmo o Jornal Nacional da Globo, ou Fantástico, depende do eco da Rede para notícia se tornar relevante ou acaba engolida pela avalanche que o Google aponta como prioritária... Mesmo um blogueiro desconhecido mas com credibilidade pode se tornar condutor de pauta com igualdade de condições de um grande conglomerado jornalístico... A democracia da informação regula o que indispensável para a sociedade... Jorge Schweitzer




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